Mercantilização da formação de pedagogos no Brasil

Autores

  • Sandra Cristina Vanzuita da Silva
  • Valéria Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1118

Resumo

Este trabalho evidencia fatores que permitem a inserção de redes privadas na oferta do curso de Pedagogia. Os dados produzidos a partir de documentos do governo, IES pesquisadas e empresas de consultoria apontam que o curso tem se tornado um mercado lucrativo, ofertado por uma rede que envolve instituições, pessoas, políticas e interesses comerciais. A pesquisa questiona como a formação inicial tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos Pedagogos, responsáveis pela educação básica, pela coordenação e gestão das escolas em todo Brasil.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Privatização. Mercantilização.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Silva, S. C. V. da, & Ferreira, V. S. (2019). Mercantilização da formação de pedagogos no Brasil. Revista Exitus, 9(5), 559-584. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1118

Edição

Seção

Artigos