Biologia no PNLD 2018: o que temos de Caatinga?

Autores

  • Izaíra Vasconcelos Nepomuceno
  • Bianca de Freitas Terra

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1136

Resumo

Muitos livros didáticos ainda são carentes de informações sobre o domínio da Caatinga e reproduzem mitos quanto à sua diversidade, processos ecológicos e importância socioeconômica. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar como o Domínio Fitogeográfico da Caatinga é abordado nos livros didáticos de Biologia sugeridos pelo PNLD 2018 para o Ensino Médio. Foram analisados os 10 livros propostos pelo PNLD para a disciplina de Biologia no Ensino Médio. Para a análise, foram considerados os seguintes critérios: informações acerca do domínio, uso de imagens de fauna e flora. Foi observada uma assimetria em relação ao espaço direcionado a cada “bioma” no livro didático. Porém, a maioria dos livros caracterizou corretamente a área de ocorrência e fisionomia da vegetação, além de utilizar imagens. Ao contrário do que se pensava, foram destinadas ao estudo da Caatinga um número considerável de páginas, garantindo assim, com as informações corretas e uso de textos visuais, a ampliação do conhecimento sobre as principais características desse Domínio. 

                                                                                                 

Palavras-chave: Ensino Médio. Caatinga. Livro didático.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Nepomuceno, I. V., & Terra, B. de F. (2020). Biologia no PNLD 2018: o que temos de Caatinga?. Revista Exitus, 10(1), e020014. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1136

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.