Formando professores profissionais: resenha do livro “professional capital: transforming teaching in every school

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino
  • Samuel de Souza Neto

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1145

Resumo

É possível transformar o ofício docente a ponto de possibilitar que professores inseridos nas conjunturas mais diversas consigam ensinar como profissionais? Essa é a pergunta central que baliza a discussão empreendida por dois dos maiores pesquisadores nas ciências da educação atualmente, especialmente no contexto anglófono: Andy Hargreaves[1] e Michael Fullan[2], no livro intitulado: “Professional Capital: Transforming Teaching in Every School”.

O livro analisa a profissionalização do ensino a partir do conceito de “capital profissional” (‘professional capital’), o qual é composto por um conjunto de 3 tipos de capitais: humano (‘human capital’), social (‘social capital’) e de decisão (‘decisional capital’). Segundo os autores, o termo capital se refere ao patrimônio (material e imaterial) de uma pessoa ou grupo relacionado aos valores que podem ser aproveitados para se atingir as metas desejadas, indo além da perspectiva financeira. A proposta é avançar sob a perspectiva hegemônica vinculada ao “capital de negócios” (‘business capital’). Para os autores, os professores têm que ensinar como profissionais e, inclusive, fazem uma analogia com o discurso esportivo ao repetirem que é necessário se tornar profissional, isto é, um “pro”.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Rufino, L. G. B., & de Souza Neto, S. (2020). Formando professores profissionais: resenha do livro “professional capital: transforming teaching in every school. Revista Exitus, 10(1), e020023. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1145

Edição

Seção

Resenha

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.