A educação inclusiva no município de Itapetinga-BA: avanços e desafios de uma política em ação

Autores

  • Geovania Fagundes Ribas
  • Ennia Débora Passos Braga Pires
  • Silvânia Brito Araújo

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1150

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada em 2018 que teve como objetivo geral analisar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) no município de Itapetinga-BA. Este estudo visa apresentar uma análise comparativa entre o que está posto no Plano Municipal de Educação (PME), acerca da educação inclusiva, e o que, de fato, tem acontecido no “chão da escola” do referido município. Compreendida como uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho sócio-histórico, contou com o aporte teórico e metodológico da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados sinalizaram alguns avanços, como: o aumento de 214% nas matrículas de alunos com deficiência, do ano de 2015 a 2018; a criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em 2017 e de cinco Salas de Recursos Multifuncionais em 2018, dentre outros. Entretanto, alguns desafios foram destacados, como: a formação dos professores, a ampliação do quadro de profissionais para o Atendimento Educacional Especializado e a montagem de novas salas de recursos multifuncionais, levando-nos à conclusão de que o município tem dado passos tímidos, porém expressivos, na efetivação da PNEEPEI, eles representam pequenas estratégias que precisam ser ampliadas para todas as escolas, a fim de que se transformem em espaços inclusivos.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Plano Municipal de Educação. PNEEPEI. 

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

RIBAS, G. F.; PIRES, E. D. P. B.; ARAÚJO, S. B. A educação inclusiva no município de Itapetinga-BA: avanços e desafios de uma política em ação. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020006, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1150. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1150. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê