Desenho universal para aprendizagem: reflexões sobre o desenvolvimento de aulas de Matemática

Autores

  • Frank Presley de Lima Neves
  • Jurema Lindote Botelho Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1153

Resumo

O contexto educacional inclusivo tensiona um currículo prescritivo, de formato único, pois não tem contemplado diferenças na aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é importante encontrar alternativas para a experimentação de propostas que se distanciem dessa concepção. Esse estudo teve a finalidade de analisar o desenvolvimento de aulas de matemática na abordagem curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e suas implicações para a prática reflexiva do professor. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação no contexto de uma formação continuada, durante os horários de atividades complementares. A formação enfocou a Educação Inclusiva, a abordagem curricular do DUA, o planejamento e desenvolvimento de aulas de Matemática. Participaram da pesquisa três professores que ensinam Matemática em uma escola pública do sul da Bahia, que possuíam estudantes com deficiência em sua turma. Os dados foram produzidos no processo formativo, a partir da observação participante, registros no diário de campo e relatos escritos dos professores. Os resultados sugerem que o planejamento e o desenvolvimento de aulas baseado no DUA contribuíram para que esses profissionais repensassem sua ação docente de maneira reflexiva e buscassem estratégias de promoção para um ensino de Matemática para todos.

 

Palavras-chave: Desenho Universal para a Aprendizagem. Currículo. Ensino de Matemática.

 

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Neves, F. P. de L., & Peixoto, J. L. B. (2020). Desenho universal para aprendizagem: reflexões sobre o desenvolvimento de aulas de Matemática. Revista Exitus, 10(1), e020009. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1153

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.