Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI

Autores

  • Katia Ethiénne Esteves dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Patrícia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Pierre Narcisse Chery Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203

Resumo

As transformações acontecem de forma vertiginosa nos últimos anos em nossa sociedade, impulsionando os diferentes processos e as relações entre grupos sociais. A educação digital possibilita o acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais de educação quanto não formais, na perspectiva da aprendizagem on-life. Este cenário passa a demandar a necessidade de que as pessoas estejam formadas para a gestão do conhecimento que envolve a aprendizagem ao longo da vida, o ser autônomo, o saber, o pesquisar, o refletir, o analisar e criar soluções possíveis. Na perspectiva de mudança nas propostas didático-pedagógicas-tecnológicas verifica-se a premissa de utilizar estratégias didáticas diferenciadas. Para esta reflexão, os autores Santos (2018), Okada (2016), Torres (2017) e Kowalski (2018)  entre outros dão sustentação para a discussão referente a valorização efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de investigadores, com foco na proposta de Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) oportunizando a estes pesquisar, refletir, experimentar e criar, partindo de situações-problema reais. Este artigo resulta de uma investigação realizada com um grupo de estudos do mestrado e doutorado em Educação e propõe-se a refletir sobre o processo de construção de um curso a distância (MOOC) para a formação de professores na utilização da proposta de RRI. O curso busca valorizar a pesquisa e a inovação, estruturado em cinco módulos que envolvem uma ambientação inicial e as habilidades de investigação científica por meio do adotar, do adaptar, do transformar e do aplicar.

Biografia do Autor

Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Pierre Narcisse Chery, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação, Doutorando Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

AZINHAGA, Patrícia Fialho, MARQUES, Ana Rita, REIS, Pedro. Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: percepções de estudantes e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades prepostas no âmbito do projeto IRRISISTIBLE, 2016, Lisboa Espanha. Disponível em: https://repositório.ul.pt>handle.

BATES, A. W. (Tony). Educar na era digital, design, ensino e aprendizagem. São Paulo. Artesanato educacional, 2016. Título original: Teaching in digital age, guidelines for designing teaching and learning. Vários tradutores.

CESE, La recherche et l′innovation responsables – Science et société civile travaillent de concert, 2016. Disponível em: https:www.eesc.europa.eu> la-rech Acesso em: nov. 2019.

DRAVET, Florence, PASQUIER, Florent, COLLADO, Javier, CASTRO, Gustavo de. Transdisciplinaridade e educação do futuro. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019. 260 p.; 24 cm. ISBN: 978-85-62258-39-8. Disponível em: <https://www.researchgate.net>3372> Acesso em: nov. 2019.

EUROPEAN COMMISSION. The education and training monitor. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.

FERNANDEZ, Beltran, D GARCIA, Marza, R Sanhuja, A ANDRES, Martinez, S BARBERA Forcadell. la gestion de la comunicacion para el impulso de la Investigacion e Innovacion Responsables: propuesta de protocolo desde la etica dialógica. 2017. Revista Latina de Comunicación Social, 72, pp.1.040 a 1.062, Espanha. Disponível em: handle>58> Acesso em: nov. 2019

HERRANZ, Margarita Blazquez. Investigacion e Innovacion Responsable. Una Aproximacion a la Investigacion en Salud,2016. Disponível em: https://ec.europa.eu>eip>files

HERRERA, Pablo Matias. Bonos de Impacto Social: de la Innovacion Social a la Innovacion Financiera Responsable, 2015, TRILOGIA. Ciencia. Tecnologia y Sociedade / vol. 7 Num.13ISSN 2145-4426 / julio-diciembre / 2015 / pp.63 – 73. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es>art. Acesso em: nov. 2019.

HORIZON 2020 - O programa-quadro de investigação e inovação da UE. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2014. ISBN 978-92-79-38928-3 doi:10.2777/82557 © União Europeia, 2014. Disponível em:

<https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/sites/horizon2020/files/H2020_PT_KI0213413PTN.pdf> Acesso em: nov. 2019.

OBSERVATORI DE BIOÉTICA I DRET, UNIVERSITAT DE BARCELONA, INVESTIGACION E INNOVACION RESPONSABLE, S. D., Bacelona, Espanha. Bioética y Derecho. Disponível em: . Acesso em: dez.2019

PINTO, Sonia Maria da Conceição e Ribeiro, FERREIRA, Silvar. Pesquisa e Inovação Responsáveis na Formação Cientifica dos Estudantes da Educação Superior, 2018, São Paulo, Brasil. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 420 – 444 abr./jun. 2018, programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP. Disponível em: <http://revistas.puesp.br/index.php/curricullum> Acesso em: nov. 2019.

REIS, Pedro, MARQUES Ana Rita. A Investigação e Inovação Responsáveis em sala de aula: Módulos de Ensino. IRRESITIBLE, 2016, Lisboa, Espanha. Disponível em: https://r positorio.ul.p>

SANTOS. Katia E. E. A educação híbrida no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta norteadora. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 508 p. 2018.

TORRES, Patricia, CARPIM, Lucymara, BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da Complexidade na Prática Pedagógica do Professor de Educação Profissional no Século 21. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 40, n.1, p. 90-107, jan./abr. 2014. Disponível em: Acesso: jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

Santos, K. E. E. dos ., Torres, P. L. ., & Chery, P. N. . (2020). Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI. Revista Exitus, 10(1), e020059. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203

Edição

Seção

Dossiê