A pesquisa sobre mídias e tecnologias em educação na Amazônia: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1223

Palavras-chave:

Educação na Amazônia, Tecnologias educacionais

Resumo

Esta conferência tem como objetivo central realizar uma discussão, sobre estudos iniciais de propostas nucleadas em grupos de pesquisas, em instituições da região Amazônica, mais especificamente na região oeste do Pará, com base em pesquisas voltadas para o uso das mídias e tecnologias educacionais. O foco de convergência, para esta proposta, está relacionado ao ensino (uso pedagógico por docentes em diferentes níveis de escolaridade) e aos desdobramentos das aprendizagens (efeitos possíveis com base na correlação com conteúdos e habilidades propostas em cenários de aprendizagem). Apresenta ainda um levantamento de trabalhos e propostas produzidas no oeste do Pará, realizado em diversas bases de dados e plataformas institucionais, desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu, centros e grupos de pesquisas e estudos voltados para a investigação desta temática na região. Do ponto de vista metodológico, a organização e estruturação das informações, assumiu elementos de uma pesquisa essencialmente bibliográfica, na forma de uma revisão da literatura, a qual denominamos de microestado da arte. A localização inicial de grupos de pesquisas, em dispares estados da região Norte, e bem como o levantamento e a ordenação das pesquisas dissertativas, forneceu um mapeamento inicial sobre estes estudos, relacionadas as mídias e tecnologias, desenvolvidas a partir de inúmeras temáticas e perspectivas educacionais. Projeta-se assim um panorama epistemológico promissor, em pesquisas futuras para a região Norte, com base na diversidade de abordagens tecnológicas e midiáticas, voltadas para os processos educacionais na Amazônia.

Biografia do Autor

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrado e Doutorado em Educação (UFRN). Professor do Programa de Ciências Exatas (PCE/UFOPA) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA). Integra a Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC) e o Programa de Pós-graduação em Educação, em Rede, na Amazônia (PGEDA).

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.

AMARAL, G. S. Calculadora HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2017.

ARAÚJO, A. M. Leitura digital: perspectivas e possibilidades aplicadas em uma turma do 7º ano da EMEF Octacílio Lino através do WhatsApp. 2018. Dissertação. (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

ARAÚJO, C. A. P. As potencialidades da robótica educacional na matemática básica sob a perspectiva da teoria da atividade 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

BASTOS, M. S. Estágio curricular como integrador das tecnologias digitais na formação inicial do professor de letras. 2016. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2016.

BARROS, P. V. B. Por um ensino de língua portuguesa mediado pelo facebook: uma proposta pedagógica para a escola estadual de ensino médio São José – Óbidos (PA) 2016. Dissertação. (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2016.

BORGES, A. A. B. TIC e a Matemática: implicações no processo ensino-aprendizagem e a produção de vídeo-experimentos por alunos do ensino médio na cidade de Santarém. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

BRELAZ, R. L. Ensino de física nas aulas de matemática utilizando o método de modelagem. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional em Ensino de Física – MNPF) – Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2019.

BRELAZ, R. L. O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2014.

CAVALCANTE, M. D. L. Gamificação na educação: uma proposta de framework para práticas pedagógicas gamificadas baseada na teoria da autodeterminação. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2017.

COSTA, G. G. Utilização do smartphone como instrumento de ensino de física no estudo do movimento. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional em Ensino de Física – MNPF) – Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

COSTA, I. P. L. A utilização do software Geogebra como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2017.

CRISTIANE M.; FERREIRA L. B. Educação integral e escola de tempo integral: mapeamento da produção científica em periódicos (2008 a 2017). Revista Exitus, v. 8, n. 3, p. 87-112, set./dez. 2018.

CRUZ, R. S. Utilização da robótica educacional livre por meio da aprendizagem por projetos: um estudo no curso técnico em informática do IFPA/Campus Santarém. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2017.

DIAS, J. M. Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2019.

GALVÃO, A. P. Robótica educacional e o ensino de matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

GAMA, A. P. Vivências colaborativas interdisciplinares na formação inicial de professores na UFOPA: da cultura maker a fazedores amazônicos sustentáveis. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: ArtMed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MADURO, R. M. R. O uso do celular em sala de aula: atividades de matemática para o ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2016.

MORAIS JUNIOR L. C. Hipertexto: o link como recurso didático nas estratégias de leitura. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2019.

NASCIMENTO, A. F. Estudando curvas cônicas usando materiais concretos e geogebra. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2014.

MARINHO FILHO, E. R. Criptografia: uma engenharia didática com funções matrizes e cifra de Hill, para o ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

MESSINA, G. Estudio sobre el estado da arte de la investigacion acerca de la formación docente en los noventa. Organización de Estados IberoAmericanos para La Educación, La Ciência y La Cultura. In: Reúnion de consulta técnica sobre investigación en formácion del professorado. México, 1998.

OLIVEIRAa, J. T. A. Crenças e práticas de professores acerca do uso das tecnologias na educação inclusiva de escolas da rede municipal de ensino fundamental de Santarém-Pará. 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

OLIVEIRAb, M. E. Letramento digital: desafios para a construção de uma proposta freireana para EJA em Santarém-PA. 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

PINTO, I. E. P. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional em Ensino de Física – MNPF) – Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

RABELO, N. M. TIC na formação docente universitária: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2019.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50,

set./dez. 2006.

SANTOS W. L.; FERRETE A. A.; ALVES M. M. A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da capes: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, v. 10, p. 1-28, 2020.

SANTOS R. A.; SILVA R. M.; COELHO W. N. Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010). Revista Exitus, v. 4, n.1, p.111-141, jan./jun. 2014.

SANTOS, N. L. Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2019.

SANTOS, G. P. Educação e tecnologia no interior da Amazônia: o pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação como auxílio em processos de ensino-aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

SILVA, A. D. P. Modelagem matemática e tecnologias digitais para o ensino de conceitos matemáticos. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2019.

SILVA A. D.; RABELO N. M.; MAFRA J. R. Pesquisas educacionais e tecnologias: um panorama inicial na região oeste do Pará. In: COLARES M. L.; PEREZ J. R.; CARDOZO M. J. (Orgs.) Educação e Realidade Amazônica, v. 3. Uberlândia: Navegando publicações, 2018.

SILVA, R. S. M. A abordagem CTS na aplicação de um livreto interativo digital sobre a física da terapia do câncer. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional em Ensino de Física – MNPF) – Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, Santarém, 2018.

SILVA, E. A. Desenvolvimento de aplicações no GeoGebra direcionadas ao ensino da geometria espacial e função quadrática. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

SILVA, J. D. O. Processamento de imagens digitais e o ensino de matrizes. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2014.

SOUSA, J. A. Práticas de leitura e escrita mediadas pelo hipertexto. 2018. Dissertação. (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2018.

SOUSA, S. S. Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afins na 4ª etapa/EJA (8º e 9º ano - ensino fundamental). 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

SOUSAa, M. A. M. Experimentos de trigonometria em sala de aula. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2014.

SOUSAb, R. M. O uso do Geogebra no ensino de função quadrática. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2014.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2ª ed. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998.

VIEIRA, L. C. R. Tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores: representações sociais e práticas de utilização entre docentes e discentes do ICED-UFOPA. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2017.

VIEIRA, O. P. A utilização de recurso de geometria dinâmica – Geogebra – para a construção, interpretação e verificação de resultados no estudo de retas em geometria analítica. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) Programa de Pós-graduação em Matemática em rede Nacional. Instituto de Ciências da Educação (ICED). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

XABREGAS, Q. F. Novas tecnologias! novas crianças! novas professoras! o desafio do Prouca para a inclusão digital da educação infantil na Amazônia brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2015.

Downloads

Publicado

2020-03-08

Como Citar

Mafra, J. R. e S. . (2020). A pesquisa sobre mídias e tecnologias em educação na Amazônia: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras. Revista Exitus, 10(1), e020052. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1223

Edição

Seção

Dossiê