O Ensino Médio e o ensino da literatura – antes da BNCC

Autores

  • Lauro Roberto do Carmo Figueira
  • Cássia Beatriz Feleol Silva
  • Carlos Herique Xavier de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1254

Resumo

A pesquisa partiu das leituras sobre os fundamentos legais para o Ensino Médio (DCNEM, PCNEMs, OCNEM), com alguns enfoques específicos acerca da área de Linguagens, tangente ao conteúdo Literatura, antes da consolidação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os documentos legais consultados orientam a construção de currículos e descrevem a estrutura do Ensino Médio. Neste sentido, investigaram-se as abordagens, dentro dessas diretivas, sobre os norteamentos dirigidos ao ensino da obra literária no contexto do componente curricular Língua Portuguesa. A justificativa para este recorte de estudo advém da prática docente do autor deste texto, que experimenta, no seu labor, na faculdade de Letras, disparidades entre a matriz curricular do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa, com o currículo sobre o ensino da Literatura, no Ensino Médio. Outrossim, justifica-se em razão de professores da Língua Portuguesa/Literatura, do Ensino Médio, com muitos anos de trabalho, desconhecerem as matrizes oficiais que fundamentam a sua profissão.

 

Palavras-chave: Escuela secundaria. Docencia. Literatura.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Figueira, L. R. do C., Silva, C. B. F., & Aguiar, C. H. X. de. (2020). O Ensino Médio e o ensino da literatura – antes da BNCC. Revista Exitus, 10(1), e020030. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1254

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.