Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas

Autores

  • Juliana Stephan Lucon
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1256

Resumo

Neste artigo, expõem-se os resultados de um levantamento bibliográfico, cujo objetivo foi compreender como o campo da alfabetização de crianças tem sido estudado nos últimos anos no Brasil. Nesse levantamento, procurou-se identificar: as concepções teóricas que sustentam os trabalhos publicados, os temas que foram objeto de análise, bem como as lacunas que têm exigido maior atenção dos pesquisadores. No site da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e no repositório da Scientific Electronic Library Online (Scielo) estão as bases de dados consultadas para esse levantamento. Delimitando-se ao período de 2011 a 2017, foram lidos integralmente 21 artigos. Os resultados indicam que a maior parte da produção é oriunda das regiões Sudeste e Nordeste, de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação. Quanto aos referenciais teóricos, apesar da grande diversidade, constatou-se o predomínio de enfoques da psicogênese da língua escrita e do letramento. Constatou-se também que a perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural começa a fundamentar algumas produções. Quanto às temáticas, os dados indicaram grande heterogeneidade: foram mais abordadas, em ordem, a aprendizagem da leitura e da escrita e as práticas pedagógicas utilizadas para alfabetizar. Os resultados evidenciam que os temas que precisam de maior atenção são: a alfabetização de crianças com deficiência, o uso da tecnologia, a alfabetização em contextos de diversidade cultural, como as comunidades indígenas e quilombolas, e a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da língua escrita.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Leitura. Escrita.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Lucon, J. S., & Zibetti, M. L. T. (2020). Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas. Revista Exitus, 10(1), e020032. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1256

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.