Jovens do campo no ensino superior

Autores

  • Mirian Bezerra de Matos Nascimento
  • Tatyanne Gomes Marques
  • Domingos Rodrigues da Trindade

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1259

Resumo

Por considerar a necessidade de dar visibilidade à existência de novos atores sociais e políticos que começaram a adentrar a Universidade, esta pesquisa parte, então, do objetivo principal, que é conhecer quem são os jovens do campo que acessam e vivenciam a experiência universitária. O texto que segue é resultado da pesquisa intitulada “Jovens do campo e educação superior: um estudo sobre o acesso e permanência na universidade pública” realizada no Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo considerou para levantamento de dados as matrículas dos ingressantes entre 2013 e 2016. Como procedimento de coleta de dados, foi realizado levantamento das matrículas junto à secretaria acadêmica do DEDC/XII com a pretensão de identificar os jovens oriundos do campo matriculados nesta instituição. Após isso, foram utilizados questionários com 107 jovens do campo identificados. Com a análise desses dados, buscamos compreender quem são esses jovens que decidiram continuar os estudos mesmo quando a condição de ser jovem do campo esteve atravessada por dificuldades históricas, de acesso à educação e à garantia de direitos sociais, uma vez que o acesso à universidade para esses tem sido considerado como um processo longevo, de enfrentamentos.

 

Palavras-chave: Acesso. Ensino superior. Jovens do campo.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Nascimento, M. B. de M., Marques, T. G., & Trindade, D. R. da. (2020). Jovens do campo no ensino superior. Revista Exitus, 10(1), e020035. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1259

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.