Contextos da precarização docente na educação brasileira

Autores

  • Abília Ana de Castro Neta
  • Juliana da Silva Moura
  • Berta Leni Costa Cardoso
  • Claudio Pinto Nunes

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1261

Resumo

Este artigo objetiva discutir os contextos da precarização docente na educação brasileira. Para isso, foram investigadas duas docentes que atuam na educação básica (pública e privada) em um município na região sudoeste da Bahia. As docentes participaram de uma entrevista semiestruturada contendo eixos norteadores relativos à precarização do trabalho docente. Com efeito, os depoimentos das participantes em consonância com os achados da literatura, denota a precarização do trabalho docente na educação brasileira, materializada, sobretudo, pelo modo em que o trabalho é organizado nos moldes do capitalismo contemporâneo. Esses depoimentos evidenciam que o fenômeno da precarização afeta consideravelmente o seu lócus de trabalho. Não obstante marcado pela flexibilização, intensificação, descumprimento da legislação educacional, a flexibilização das formas contratuais, a perda de autonomia sobre o processo de trabalho, a responsabilização, a competitividade, a desprofissionalização, a degradação, a educação e o labor da classe trabalhadora a serviço do capital, o sofrimento psíquico, o adoecimento e alienação dessa categoria profissional. Espera-se que esta investigação contribua tanto para o debate acadêmico como para a luta política e sindical dos trabalhadores contra a exploração capitalista e suas consequências para as condições de vida e trabalho daqueles que precisam vender sua força de trabalho para se reproduzir.

 

Palavras-chave: Precarização. Trabalho docente. Neoliberalismo.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Castro Neta, A. A. de ., Moura, J. da S., Cardoso, B. L. C., & Nunes, C. P. (2020). Contextos da precarização docente na educação brasileira. Revista Exitus, 10(1), e020037. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1261

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.