Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste?

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará
  • Francisca Genifer Andrade de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Vitória Chérida Costa Freire Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1286

Resumo

Objetivou-se compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando acerca da formação continuada de professores no último ano (2019). Para isso, desenvolveu-se um estudo do tipo estado da arte considerando a produção disseminada pelas seguintes revistas: Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação e Exitus. A partir da análise de conteúdo dos títulos, resumos e palavras-chave, foram identificados 22 artigos, que tratavam de formação continuada de professores. Estes deram origem a três categorias temáticas: Intervenções públicas no desenvolvimento docente; A escola como espaço formativo docente; e Práxis educativa. Esses temas foram discutidos, sobremaneira, por estudos de viés qualitativo, do tipo estudo de caso, com utilização de entrevistas, revisão de literatura e questionários para a coleta dos dados. As discussões apontaram para a necessidade da formação continuada de professores que fossem promovidas pelo poder público e centrassem ênfase na articulação entre teoria e prática para qualificar a práxis crítica e contextualizada.
Palavras-chave: Formação de professor. Educação & Formação. Práxis Educacional. Tempos e Espaços em Educação. Exitus.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

Fialho, L. M. F., Sousa, F. G. A. de, & Freire, V. C. C. (2020). Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste?. Revista Exitus, 10(1), e020038. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1286

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)