Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)

Autores

  • Raquel Amorim dos Santos
  • Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho

Resumo

O presente texto analisa as teses e dissertações brasileiras relacionadas com a temática Educação e Relações Raciais, especificamente acerca da Política Curricular e Relações Raciais, defendidas no período de 2000 a 2010 em Programas de Pós-graduação em Educação (PPgE) das Instituições Federais. Pretende-se traçar um perfil da produção acadêmica tanto em PPgE quanto em grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sobre esta temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Concluímos que esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.

Palavras-chave: Educação. Relações raciais. Estado da arte. PPgE – grupos de pesquisa.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Santos, R. A. dos, Silva, R. M. de N. B. e, & Coelho, W. de N. B. (2016). Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010). Revista Exitus, 4(1), 111-141. Recuperado de http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/132

Edição

Seção

Artigos