Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem

Autores

  • Alexandra Okada The Open University
  • Luziana Quadros da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439

Palavras-chave:

Escolarização aberta, Mapas de investigação, Pesquisa e inovação responsáveis, Educação em rede. Diversão e aprendizagem

Resumo

Este artigo discute a Escolarização Aberta que é uma abordagem promovida pela Comissão Europeia para preparar os estudantes em cooperação com parceiros para desenvolver projetos sobre questões do mundo real e construir juntos um futuro desejável. Essa abordagem foi projetada para envolver todos os participantes na RRI - Pesquisa e Inovação Responsáveis (EC, 2015). O objetivo da RRI é alinhar pesquisa e inovação com as necessidades da sociedade e com os objetivos de desenvolvimento sustentável (UNESCO, 2015) por meio da interação de pesquisadores com cidadãos. A Escolarização Aberta para a RRI é considerada uma abordagem interativa para ajudar os jovens a desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o século 21. Este estudo apresenta algumas contribuições quanto ao uso de mapas de investigação (OKADA, 2006) como método participativo de pesquisa-ação para envolver múltiplos parceiros em uma rede aberta. Este estudo exploratório, apoiado por um conjunto de exemplos da literatura, fornece recomendações para o desenvolvimento de mapas de investigação para projetos de Escolarização Aberta em rede e facilita a diversão na aprendizagem.

Biografia do Autor

Alexandra Okada, The Open University

Alexandra Okada, The Open University
Pesquisadora Sênior da Academia de Ensino Superior do Reino Unido (UK), Pesquisadora Educacional da Faculdade de Bem-Estar, Educação e Estudos da Linguagem -The Open University, Milton Keynes, Reino Unido.

Luziana Quadros da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação. Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis – SC, Brasil.

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção. Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, Brasil.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Okada, A., Rosa, L. Q. da ., & Souza, M. . V. de . (2020). Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem. Revista Exitus, 10(1), e020054. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439

Edição

Seção

Dossiê

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