Dossiê temático "Mídias e tecnologias na educação"

Autores

  • Márcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Ricardo e Souza Mafra Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1446

Palavras-chave:

Educação, Mídias, Tecnologias Educacionais

Resumo

Investigações e pesquisas sobre mídias e tecnologias na educação, podem representar um papel significativo na compreensão e enfrentamento de situações complexas e inovadoras, na sociedade atual. Discutir e refletir sobre estas questões, no contexto educacional, possibilita criar situações alternativas e multirreferenciais em relação ao aperfeiçoamento permanente de professores, vislumbrando possibilidades e configurações possíveis a serem desenvolvidos com aprendizes, independentemente do nível de escolaridade. Assim, neste trabalho, apresentamos investigações novas e inovadoras, a respeito de frentes e cenários possíveis de ambientação de aprendizagens tecnológicas, com o objetivo principal de socializar pesquisas sobre as mídias e tecnologias, além de seus efeitos educacionais, em diversos contextos de aprendizagem, refletidas em diferentes níveis de ensino e da pesquisa. Assim, procura-se abarcar diferentes percepções e compreensões pelos atores e participantes dos estudos aqui apresentados, através de um esforço conjunto de produção e disseminação do conhecimento, englobando redes de comunicação e pesquisa, a nível nacional e internacional. Entendemos que este trabalho coletivo, realizado com apoio destas redes, fornece elementos importantes para pensar em contribuições e soluções, para os muitos desafios que encontramos no cenário atual, de nossa sociedade, em especial aos educadores e estudantes, nos próximos anos.

Biografia do Autor

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção. Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, Brasil.

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação (área de concentração em Educação Matemática), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – Doutorado em Rede – PGEDA/UFPA.

Referências

AZINHAGA, Patrícia Fialho, MARQUES, Ana Rita, REIS, Pedro. Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: percepções de estudantes e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades prepostas no âmbito do projeto IRRISISTIBLE, 2016, Lisboa Espanha. Disponível em: https://repositório.ul.pt>handle.

DAGNINO, R. (Org.). Tecnologia social: Ferramenta para construir outra sociedade. Campinas-SP, Komedi, 2010.

FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of frameworks. Sevilha: JRC-IPTS. 2012.

HERNÁNDEZ-CARRANZA, E. E.; ROMERO-CORELLA, S. I e RAMÍREZ-MONTOYA, M. S. Evaluation of Digital Didactic Skills in Massive Open Online Courses: a Contribution to the Latin American Movement. Comunicar, Vol.22(44), pp.81-89. 2015.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M.; PETERS, M. Digital Literacies: Concepts, Policies and Practicies. New York: Peter Lang Publishing, 2008. 321 p.

OKADA, A.; BUCKINGHAM SHUM, S. SHERBORNE, T. Knowledge Cartography: Software tools and mapping techniques. Advanced Information and Knowledge Processing, 1. London, UK: Springer, 2008.

SANTOS W. L.; FERRETE A. A.; ALVES M. M. A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da Capes: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, v. 10, p. 1-28, 2020.

SILVA A. D.; RABELO N. M.; MAFRA J. R. Pesquisas educacionais e tecnologias: um panorama inicial na região oeste do Pará. In: COLARES M. L.; PEREZ J. R.; CARDOZO M. J. (Orgs.) Educação e Realidade Amazônica, v. 3. Uberlândia: Navegando publicações, 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-30 — Atualizado em 2020-07-31

Versões

Como Citar

Souza, M. V. de ., & Mafra, J. R. e S. . (2020). Dossiê temático "Mídias e tecnologias na educação". Revista Exitus, 10(1), e020051. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1446 (Original work published 30º de julho de 2020)

Edição

Seção

Dossiê