A variação linguística na educação contemporânea: concepções e práticas pedagógicas

Autores

  • Maria Eduarda dos Santos Chaibe
  • Ediene Pena Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID541

Resumo

O objetivo desta pesquisa em educação e linguagem consiste em compreender o que a Linguística brasileira diz ser tratar a variação linguística no ensino de Língua Portuguesa. Estudiosos têm divulgado reflexões e propostas para um ensino que considere os pressupostos teóricos em torno da variação linguística. Entretanto, ainda é frequente a crítica de linguistas quanto à dificuldade de articulação entre o desenvolvimento da teoria e a atividade de ensino no ambiente escolar. Percebemos nisso a necessidade de uma investigação que evidencie o que os estudos linguísticos dizem ser variação e qual a orientação da Linguística para a articulação da variação com o ensino. Para essa investigação, selecionamos pesquisas de doutores e especialistas da área, autores de textos publicados em livros, teses, dissertações e artigos publicados em meios acadêmicos/ educacionais oficiais, principalmente nos últimos 20 anos, período de divulgação deste tema nas diretrizes oficiais de ensino. Nas pesquisas analisadas, apesar de ainda observarmos contradições, dificuldades de compreensão quanto à concepção de língua e falta de consenso terminológico entre os linguistas, os pesquisadores orientam que o ensino deve partir da reflexão e do acesso dos alunos às variedades da língua como legítimas, de forma a combater o preconceito linguístico, e lhes oferecer possibilidades de escolhas, por meio do reconhecimento das normas efetivamente praticadas pelos falantes da língua portuguesa.

 

Palavras-chave: Educação. Variação Linguística. Ensino.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Chaibe, M. E. dos S., & Ferreira, E. P. (2018). A variação linguística na educação contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. Revista Exitus, 8(2), 358-385. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID541

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)