O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão

Autores

  • Ilma de Andrade Barleta
  • Selma Naiara Araújo de Sousa

Resumo

O objetivo central desse estudo consiste em discutir as atuais demandas formativas dos docentes do ensino público municipal de Macapá, a partir dos indicadores do PAR, para compreender os desafios apresentados para as políticas públicas de formação de professores. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar nossos estudos sobre a temática formação docente; fizemos o levantamento de dados educacionais relacionados aos objetivos desse artigo e também realizamos análise documental do PAR do município de Macapá (2011-2014), no tocante aos indicadores da Dimensão “Formação de Professores”. O texto está organizado em duas seções, na primeira discutimos o trabalho docente, a formação de professores e a política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, na segunda seção trazemos o diagnóstico sobre a formação docente no PAR do município de Macapá. Nas considerações finais sinalizamos os desafios apresentados para o sistema de ensino e para as políticas educacionais.

Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Sistema de Ensino Municipal de Macapá.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

BARLETA, I. de A.; SOUSA, S. N. A. de. O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 69-82, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/60. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos