PROEJA: entre a formulação e a implantação

Autores

  • Thaís Bombardelli
  • Josiane Regina Monteiro da Rocha
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti

Resumo

Este artigo objetiva analisar a formulação e implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), criado pelo governo federal em 2005, inicialmente dirigido ao Ensino Médio. Os dados foram obtidos em documentos legais que constituem o programa, tais como Decretos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); bem como em trabalhos acadêmicos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que tomaram como campo de estudos instituições que implementaram o PROEJA. A comparação e análise dos dados permitiu visualizar a disparidade entre as pretensões legais do programa e a maneira como os cursos foram concretizados, em sua maioria sem o devido planejamento.

 

Palavras-Chave: PROEJA. Educação de jovens e adultos. Ensino profissionalizante. 

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

BOMBARDELLI, T.; ROCHA, J. R. M. da; ZIBETTI, M. L. T. PROEJA: entre a formulação e a implantação. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 26-37, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/88. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos