Atendimento educacional especializado: um estudo comparativo sobre a implantação das salas de recursos multifuncionais no Brasil

Autores

  • Samuel Vinente da Silva Junior
  • Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques

Resumo

O trabalho apresenta resultados de estudos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Universidade Federal do Amazonas (PIBIC/UFAM). Objetiva trazer um panorama da inclusão escolar da pessoa com deficiência no Brasil, a partir da implementação da Política Nacional para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A abordagem metodológica foi da pesquisa quali-quantitativa, utilizando-se o estudo comparativo dos dados apresentados pelo Censo Escolar publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), no período de 2008 a 2013. Os resultados apontam o crescimento na implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no Brasil, totalizando 71.801 salas. Das cinco regiões geográficas a Nordeste lidera com 24.441, a Sudeste 18.257 e Sul 13.603, seguidas das regiões Norte, com 8.492 e Centro-Oeste com 6.970 com menor quantidade de SRMs implantadas. Observa-se que de 2005 a 2008 houve elevação na quantidade de salas implantadas nas diversas regiões, trazendo um panorama de políticas públicas configurando-se no país. Espera-se que o estudo contribua com a área da pesquisa e incentive outros estudos em diferentes regiões do país para a avaliação das políticas de inclusão no Brasil.

 

Palavras-Chave: Inclusão escolar. Políticas públicas. Salas de recursos multifuncionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

SILVA JUNIOR, S. V. da; MARQUES, M. do P. S. D. Atendimento educacional especializado: um estudo comparativo sobre a implantação das salas de recursos multifuncionais no Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 50-69, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/91. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos