Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica

Autores

  • Amanda dos Santos Brandão
  • Susana Gakyia Caliatto

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID926

Resumo

Os avanços da Neurociência Cognitiva, sobre os processos de aprendizagem, têm levado pesquisadores a perceberem a importância da proximidade com a área educacional, bem como a real necessidade de se desenvolverem pesquisas e práticas sistematizadas sobre o assunto, enfatizando a relação ensino-aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo levantar na literatura das neurociências alguns conhecimentos teóricos da neuroeducação para contextualizar e fundamentar as aplicações educacionais e pedagógicas de uma prática educativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi observada uma experiência de prática pedagógica, em uma escola de ensino não formal, em uma cidade do sul de Minas Gerais. A discussão em torno da possibilidade de fundamentar as aplicações educativas e pedagógicas apontam para uma coerência entre as afirmativas das descobertas atuais, os resultados de pesquisa em neuroeducação e a experiência relatada.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Neuroeducação. Prática Pedagógica.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

BRANDÃO, A. dos S.; CALIATTO, S. G. Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 521-547, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID926. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/926. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos