A (des) conexão entre o ensino universitário e os saberes realmente construídos através da disciplina Práticas Curriculares

Autores

  • Vanda Cristina da Fonsêca Magalhães

Resumo

Esse trabalho aborda experiências vivenciadas na disciplina Práticas Curriculares com alunos da graduação em História e Letras do Programa Darcy Ribeiro em uma cidade do interior do Estado do Maranhão. A partir da indissociação entre teoria e prática, discute-se a desconexão entre o ensino na universidade e os saberes produzidos pelos alunos a partir da disciplina Práticas Curriculares, objetivando refletir nessa perspectiva, sobre as tipologias ensino e formação, tendo como marco teórico os pressupostos de Bernard Charlot (2005) acerca das categorias: a prática do saber e o saber da prática em suas particularidades e congruências com o ensino na formação de professores. Analisa-se, também, o papel da universidade na construção do conhecimento e dos saberes necessários às práticas docentes e sob a luz de teóricos como Zaballa (1999), Maseto (2010), Morin (2010-2011) entre outros, apresenta-se argumentos e posições definidas acerca das práticas curriculares norteadas pela metodologia de projetos e, demonstra-se alguns dados relevantes que poderão servir para uma reflexão mais acurada sobre a atual formação de professores no contexto citado.

 

Palavras-Chave: Ensino. Formação de professores. Práticas curriculares. Metodologia de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

MAGALHÃES, V. C. da F. A (des) conexão entre o ensino universitário e os saberes realmente construídos através da disciplina Práticas Curriculares. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 91-106, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/94. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos