Berita update - harian wartawan surat kabar nasional - berita reportase harian berita terkini - harian berita terkini informasi terbaru - informasi berita harian berita hari ini - wartawan hari ini berita kriminal - kriminal harian

 

 

 

 

Berita update - harian wartawan surat kabar nasional - berita reportase harian berita terkini - harian berita terkini informasi terbaru - informasi berita harian berita hari ini - wartawan hari ini berita kriminal - kriminal harian

 

Linha 1 - História, Política e Gestão Educacional na Amazônia

 

  • ANDRÉ DIONEY FONSECA

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com lotação na Faculdade de Ciências Humanas (FACH), Campo Grande/MS. Docente vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa). Foi professor do curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará entre 2014 e 2020, tendo exercido a função de coordenador de curso de 2017 a 2020. Na área de História, tem pesquisas direcionadas ao período do Brasil Republicano, com foco na história da imprensa, história das religiões, história da leitura e história do pentecostalismo. Na área de Educação, realiza pesquisas sobre história da educação em questões relativas a religião, laicidade, neoliberalismo, crise do capital e políticas educacionais. Tem interesse em temas sobre a laicidade no âmbito educacional em diferentes dimensões, abordagens e domínios analíticos, envolvendo práticas cotidianas nas instituições de ensino, diretrizes dos órgãos administrativos da rede pública de ensino e grupos sociais envolvidos no debate sobre a laicidade na educação. Participa, na condição de pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (Cepres), da Universidade Federal do Amapá (Unifap); Observatório da Laicidade na Educação (OLÉ) da Universidade Federal Fluminense (UFF); História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa. É membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) e filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). 

Atua no PPGE desde 07/03/2019. 

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5794497383094905 

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

FONSECA, André Dioney; SEREJO, W. S.  István Mészáros: por uma educação para além do capitalEducere et educare, v. 15, p. 1-20, 2020. 

FONSECA, ANDRÉ DIONEY; Calixto, Hector Renan da Silveira; BAIA, Lino Arlem Azevedo. A história em silêncio: o ensino de história para alunos surdos em Santarém-PAEduca – revista multidisciplinar em educação, v. 7, p. 257-282, 2020 

FONSECA, André Dioney. Revista A Seara e o debate sobre a inserção da Igreja Assembleia de Deus na política partidária (1956-1958)Revista brasileira de história das religiões, v. 13, p. 177-217, 2020. 

FONSECA, André Dioney. A formação da imprensa pentecostal no Brasil: um olhar a partir da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) - 1930-1970Revista Brasileira de História da Mídia, v. 8, p. 109-127, 2019.

FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; COSTA, Sinara Almeida. Educação Infantil: história, formação e desafiosEducação & Formação, v. 4, p. 82-103, 2019.

FONSECA, André DioneyO neoliberalismo no Ensino Superior: sobrevivendo nas ruínasEducação e emancipação (UFMA), v. 12, p. 223-245, 2019. 

FONSECA, André DioneyLaicidade e Educação - Entrevista com Cristiana Rosa ValençaPLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 10, p. 5-12, 2019.

FONSECA, ANDRÉ DIONEYTempos de inquietação: o contexto de 1968 nas páginas da revista A Seara da Igreja Assembleia de Deus. Revista Transversos, v. 1, p. 200-224, 2018.

FONSECA, André DioneyLer para crer: as tentativas de normatização da leitura nas escolas dominicais da igreja Assembleia de Deus (década de 1980)Temporis(ação) (UEG), v. 17, p. 270-293, 2017.

>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • ANSELMO ALENCAR COLARES 

Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), curso de Pedagogia. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFOPA). Supervisor de pós- doutorado; orientador de doutorado, mestrado e iniciação científica. Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Especialista em Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista produtividade em pesquisa CNPq. Editor-executivo da Revista Exitus do PPGE/UFOPA. Membro do conselho editorial da Editora Navegando. Membro do corpo editorial científico nacional da Revista HISTEDBR on-line e de diversos periódicos qualificados. Coordenador do Projeto de Pesquisa História e memória da educação escolar na Amazônia. Avaliador de instituições e de cursos pelo INEP/MEC desde 2008. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA). Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). Sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade de Educação Comparada (SBEC). Coordenador do Programa de Pós- graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA (2019/2020).Coordenador do Programa de Pós- graduação do ICED/UFOPA (2011-2012). Coordenador do Doutorado Interinstitucional UNICAMP/UFOPA (2012-2013). Vice-reitor da UFOPA (2014-2017). Tem experiência na área administrativa, no ensino e na pesquisa, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação na Amazônia; política educacional; formação de professores.

Atua no PPGE desde 01/01/2014. 

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1107767923215438 

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

 Artigos recentes em periódicos 

SOUSA, F. M. L.; COLARES, A. A. Dilemas na implantação da educação superior pública em uma IFES na AmazôniaTeias (Rio de Janeiro), v. 21, p. 26-38, 2020. 

COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S. A escola transformando vidas de mulheres negras, ribeirinhas, na região fronteiriça Brasil-Bolívia em meados do século XXEducação Unisinos, v. 23, p. 105-123, 2019. 

COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S.; CARDOZO, M. J. P. B. Liberalismo, estado, colonialismo e educação: interfaces com o passado e as lições para a atualidadeTeias (Rio de Janeiro), v. 20, p. 418-435, 2019. 

PEREIRA, Raimundo Solano Lira; COLARES, A. A. A biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integralRevista HISTEDBR On-line, v. 19, p. e019051, 2019.

SOUSA, F. M. L.; COLARES, A. A. O campus avançado da UFSC em Santarém: extensão e pioneirismo em um contexto de contradiçõesLinguagens, Educação e Sociedade, v. 24, p. 254-274, 2019. 

COLARES, A. A.; OLIVEIRA, Gabriele Nayra Carvalho. Educação integral em escola pública de tempo integral: percepções de estudantesPráxis Educacional, v. 14, p. 312-329, 2018. 

COLARES, A. A.; CORREA, M. A. V.; COLARES, M. L. I. S.  Ensino Superior na Amazônia: Cooperação Interinstitucional e a Formação de uma Escola de PensamentoPráxis Educacional, v. 13, p. 273-290, 2017.

SOUZA, R. R.; COLARES, A. A. A avaliação em larga escala nos centros educacionais de tempo integral: mais tempo, melhores resultados?Educação: Teoria e Prática, v. 27, p. 511-525, 2017.

COLARES, A. A. A educação superior e os desafios da prática docenteRevista Exitus, v. 8, p. 17-33, 2017.

BARRETO, Eliane Gracy Lemos; COLARES, A. A. O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógicaRevista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 308-333, 2017.

 

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

Caren Alessandra Kluska. A Educação Escolar em Fordlândia-PA e a Influência da Companhia Ford Industrial do Brasil, de 1931 a 1945. (2017)

Carolina Whitaker Pescaria. A educação escolar e a sociedade em Itaituba-PA no processo de expansão da economia extrativista mineral. (2018)

Eliane Gracy Lemos Barreto. Políticas Educacionais do MEC para a Formação Docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014). (2016)

Francisca Marcia Lima de Sousa. O Ensino Superior Público em Santarém: das origens ã criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (1970-2009). (2019)

Glez Rodrigues Freitas Bentes. Movimento Social e Política de Educação do Campo: a prática da casa familiar rural de Santarém – Pará. (2016)

Lilian Aquino Oliveira. Análise da Implantação e do Processo Inicial da Avaliação Institucional na Ufopa. (2017)

Mário Adonis Silva. A educação integral diante do histórico conflito religiosidade e escolarização. (2018)

Raimundo Jorge da Cruz Couto. Os Franciscanos Alemães no Baixo Amazonas (1907 – 1962): o protagonismo político educacional de Dom Amando Bahlmann. (2019)

Raimundo Solano Lira Pereira. O lugar da biblioteca na escola de tempo integral em Santarém/PA. (2018)

Rosana Ramos de Souza. Educação e Diversidade: interfaces e desafios na formação de professores para a escola de tempo integral. (2015)

Wendell Rocha Sá. Educação e Organização Política dos Moradores da Ilha de São Miguel – Santarém/PA. (2017)


>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • EDILAN DE SANT’ANA QUARESMA 

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1993), especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Pará (1995) e em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1997), mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), doutor em Ciências com ênfase em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ-USP (2014). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, onde exerce, desde 2014, a função de diretor do Instituto de Ciências da Educação. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Análise de Dados, Estatísticas Educacionais, Experimentação Agronômica, Teoria da Resposta ao Item e Análise Multivariada. É membro dos grupos de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR-Ufopa e Economia, Desenvolvimento, Criminalidade, Estado, Políticas Públicas e Geotecnologias. Investiga as técnicas estatísticas de análise e interpretação de dados voltados para o planejamento, gestão e avaliação de programas ou projetos educacionais, incluindo avaliação em larga escala, implicando investigações relacionadas à mensuração de variáveis latentes, por meio da Teoria da Resposta ao Item e da Teoria Clássica dos Testes. 

Atua no PPGE desde 26/08/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6254159795883440

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

 Métodos quantitativos em educação: um estudo bibliográfico

Artigos recentes em periódicos

SANTOS, A.O.; SOUSA, W.L.; MONTE, L.F.O.; VIEIRA, T.A.; QUARESMA, E. S. O Programa aquisição de alimentos (PAA) na região Metropolitana de Santarém (Pará): o caso das mulheres agricultoras da COOMAPLASRevista Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 11090-11106, 2019. 

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa no PPGE-Ufopa

Adarlindo Vasconcelos da Silva Junior. O Perfil do Egresso no Curso de Licenciatura em Pedagogia Parfor na Ufopa. (2017)

Patrícia Sá Batista Coimbra. Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica de Santarém. (2018)

Washingtom Luiz Godinho da Silva. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO POLÍTICA DO ESTADO: um estudo comparativo entre a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria da Resposta ao Item na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). (2019)


>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES 

Doutor em Educação na área de concentração em Filosofia e História da Educação do PPGE/Unicamp. Mestre em Filosofia na área de concentração em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica do PPGF da Unesp-Marília. Licenciado em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Marília. Professor do Programa de Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, onde ministra disciplinas de ‘Filosofia da Educação’ e ‘Sociedade, Estado, Trabalho e Educação’. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOPA e do Mestrado Profissional em Educação Escolar Indígena da UEPA-UFPA-Unifesspa-Ufopa onde desenvolve pesquisas na área de "Indigenismo, Sociedade e Educação na Amazônia".Participa, na condição de pesquisador, do Grupo de Estudos “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-UFOPA) da Universidade Federal do Oeste do Pará” e coordena o Grupo de Pesquisa em “Indigenismo, Sociedade e Educação na Amazônia – ISSEAM-UFOPA”/Ufopa. É membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Atua no PPGE desde 07/05/2018. 

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4795758824360303

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

RODRIGUES, Gilberto C. L. Escola Indígena: a regulamentação da educação escolar indígena em SantarémRevista Cocar (Online), v. 14, p. 856-878, 2020.

AMARANTE, K. C.; RODRIGUES, Gilberto C. L.Formação de Professores para o Ensino das Relações Étnico Raciais: um estudo comparativo entre publicações científicas no Pará (indígena) e na Bahia (afrodescendente). Práxis Educacional (online). , v.16, p.258 - 274, 2020

RODRIGUES, Gilberto C. L.; CARVALHO, L. G. (Org.); ARRUTI, J. M. (Org.); GAYOSO, S. (Org.). Afirmação indígena no Baixo Tapajós: Território, Memória e Políticas. Revista de Ciências da Sociedade (Online). Santarém-PA: PPGCS/ICS/UFOPA, 2019. v. 3. 189p.

FERREIRA, J. A.; RODRIGUES, Gilberto C. L. Educação Escolar Indígena: história dos Borari na disciplina de História na escola Borari de Alter-do-Chão. Revista Estudos Aplicados em Educação. https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.5880, v. 4, p. 189-212, 2019.

RODRIGUES, Gilberto C. L.Quando a escola é uma flecha: Educação Escolar Indígena e Territorialização na Amazônia. Revista Exitus, v. 8, p. 396-422, 2018.


>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós- doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

Atua no PPGE desde 02/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9671465461954562

Projetos de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos 

CARDOZO, M. J. P. B.; COLARES, M. L. I. S. Gestão democrática na mesorregião Oeste Maranhense: enfoques e destaques nas leis dos Sistemas Municipais de EducaçãoEducar Em Revista, v. 36, p. 1-17, 2020.

SOARES, L. V.; COLARES, M. L. I. S.; OLIVEIRA, L. A. Concepções de gestão educacional: práticas e desafios no interior da AmazôniaEduca – Revista Multidisciplinar Em Educação, v. 7, p. 232-256, 2020.

DA SILVA, N. F.; COLARES, M. L. I. S. A educação integral no oeste do Pará: o estado do conhecimento a partir das dissertações do PPGE-UfopaPráxis educacional (online), v. 16, p. 379-394, 2020. 

SOARES, L. V.; COLARES, M. L. I. S.; FERREIRA, M. A. V. Políticas educacionais na Amazônia: a questão "indígena" no ensino superiorTeias (Rio De Janeiro), v. 21, p. 68-80, 2020.

COLARES, M. L. I. S.; SOARES, L. V. Avaliação educacional ou política de resultados?Revista Educação & Formação, v. 5, p. 1-24, 2020.

GOMES, T.C; COLARES, M. L. I. S. A política de educação integral em tempo integral: a perspectiva dos professoresPráxis Educacional (online), v. 15, p. 313-332, 2019.

COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S.; CARDOZO, M. J. P. B. Liberalismo, estado, colonialismo e educação: interfaces com o passado e as lições para a atualidadeTeias (Rio de Janeiro), v. 20, p. 418-435, 2019.

COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S. A escola transformando vidas de mulheres negras, ribeirinhas, na região fronteiriça Brasil-Bolívia em meados do século XXEducação Unisinos, v. 23, p. 105-123, 2019.

SANTOS, A. R.; COLARES, M. L. I. S. Política educacional no âmbito municipal: experiência no interior da AmazôniaRevista Tempos e Espaços em Educação (online), v. 12, p. 319-338, 2019.

BARBOSA, L. L.; COLARES, M. L. I. S. Reforma do Ensino Médio: Desafios e possibilidades da educação integralCadernos de pesquisa (UFMA), v. 26, p. 295-316, 2019.

OLIVEIRA, T. L. M. M.; COLARES, M. L. I. S. O plano municipal com vista ao atendimento do plano nacionalRevista HISTEDBR On-line, v. 19, p. e019052, 2019.

ASSIS, A. E. S. Q.; PEREZ, J. R. R.; COLARES, M. L. I. S. Dimensões a serem consideradas para a discussão de políticas educacionais na realidade amazônicaPráxis Educacional (online), v. 14, p. 229-258, 2018.

SOUSA, L. T; COLARES, M. L. I. S. O programa mais educação (PME) no município de Belterra/PA: percepção da equipe gestoraRevista Linguagem, Educação e Sociedade, v. 1, p. 99-121, 2018.

PEREZ, J. R. R.; COLARES, M. L. I. S. Santarém-PA/Brazil: how to overcome school segregation in a rainforest context?Revista Dialogos en Mercosur, v. 6, p. 90-119, 2018.

CARDOZO, M. J. P. B.; COLARES, M. L. I. S. Sistemas municipais de educação: autonomia e gestão democrática como premissasTempos e Espaços em Educação, v. 11, p. 351-362, 2018.

COLARES, M. L. I. S.; SIQUEIRA, A. O. S. Desafios da gestão da escola de tempo integralCadernos de pesquisa (UFMA), v. 24, p. 72-86, 2017 

GOMES, T.C; COLARES, M. L. I. S.  O direito à educação e o ensino médio brasileiroEducação em perspectiva (online), v. 8, p. 1-15, 2017.

COLARES, A. A.; CORREA, M. A. V.; COLARES, M. L. I. S.  Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamentoPráxis Educacional, v. 13, p. 273-290, 2017 

COLARES, M. L. I. S.  Educação de tempo integral em Santarém: ações da secretaria municipal de educaçãoEducação: teoria e prática, v. 27, p. 457-474, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira. O Programa Mais Educação: Concepções e desafios para a gestão escolar. (2016)

Adriangela Silva de Castro Portela. A educação integral em tempo integral na perspectiva da equipe gestora: a realidade de uma escola municipal de Santarém-PA. (2017)

Ângela Rocha dos Santos. As políticas educacionais implementadas pelo município de belterra/pa no período de 1997-2012. (2016)

Elenise Pinto de Arruda. Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola. (2015)

Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa. Programa de Fomento s Educação Integral no Ensino Médio: análise da implantação na rede estadual do município de Santarém-PA. (2019)

Francinara Silva Ferreira. Gestão escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará.  (2016)

Gerusa Vidal Ferreira. Educação de Tempo Integral em Santarém: ações da secretaria municipal de educação no período de 2008 a 2014. (2016)

 Gisele da Silva Lopes dos Santos. As políticas educacionais implementadas pela secretaria municipal de educação de Itaituba/PA de 1997-2016. (2018)

 Greice Jurema de Freitas Goch. Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Santarém no Período de 2003 a 2016. (2017)

 Lília Travassos de Sousa. Políticas Educacionais: ações indutoras de educação integral na rede municipal de Belterra/PA (2012/2018) (2020)

 Maria Sousa Aguiar. Educação em tempo integral: estudo da trajetória do Programa Mais Educação (PME) nas escolas estaduais de Santarém - PA no período de 2009 a 2015.  (2016)

 Nirlanda Figueiredo da Silva. O estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/Ufopa de 2016 a 2018. (2019)

 Talline Luara Moreira Melo Oliveira. Educação integral: análise da implementação das políticas educacionais para cumprimento da meta 6 do PME de Santarém-PA. (2019)

Tânia Castro Gomes. A educação integral e o Programa Ensino Médio Inovador – Proemi: singularidades desta política em uma escola estadual. (2017)


>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa

 


Linha 2 - Conhecimento e formação na educação escolar

 

  • EDIENE PENA FERREIRA 

É professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007), com estágio de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal). Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Pará (2002). Realizou pesquisa pós-doutoral no Instituto de Linguística Teórica e Computacional – ILTEC, em Lisboa, sob orientação de Lachlan Mackenzie, com financiamento da Capes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalismo linguístico, língua e sociedade, gramaticalização, variação linguística, gramática e ensino. Faz parte do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/UFC) e coordena o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA). É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa e do Programa de Mestrado Profissional em Letras. É coordenadora do Profletras-Ufopa. Desenvolve estudos de educação linguística, com ênfase nas questões de norma e variação. Examina as relações existentes entre língua, gramática, variação e ensino na perspectiva sociofuncionalista, buscando: descrever os usos que caracterizam o português do oeste do Pará; refletir sobre o ensino de língua portuguesa, considerando que o fenômeno variação é inerente a todo sistema linguístico; discutir os conceitos de erro, norma, variação e sua implicação para a educação escolar de língua portuguesa. Atua no PPGE desde 2014. Atualmente, desenvolve os projetos de pesquisa: (1) Língua, gramática, variação e ensino; (2) Diagnóstico sociolinguística de escolas municipais em contexto plurilíngue; e dos projetos de extensão: (1) Discutindo tópicos de linguagem; (2) Do real para o virtual: discutindo língua no YouTube; (3) História e memória: registro de vidas femininas.

Atua no PPGE desde 01/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5534688833865842

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

PENA-FERREIRA, E.; LIMA, L.S. Gramática, funcionalismo e ensino de línguaRevista de Letras, v. 2, p. 1-19, 2019.

CHAIBE, Maria Eduarda dos Santos; FERREIRA, Ediene Pena. A variação linguística na educação contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. Revista Exitus, v. 8, p. 358-385, 2018.

FERREIRA, Ediene Pena. Gramática e cognição: uma análise dos verbos chegar, querer e resolverRevista Entrepalavras, v. 8, p. 45, 2018.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Andrea Consoelo Cunha da Silva. A formação intelectual de jovens do ensino médio: caminhos e possibilidades para o pensar autônomo. (2016)

        Fadya Lorena de Souza Moura. Norma-padrão: caracterização e ensino. (2017)

        Marcela de Lima Gomes. As noções do termo erro para os estudos linguísticos e suas implicações ao ensino de língua portuguesa. (2016)

        Maria Eduarda dos Santos Chaibe. A Variação Linguística na Educação Contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. (2016)

        Marlison Soares Gomes. A gramática pedagógica do português brasileiro (BAGNO, 2012) e o ensino de gramática. (2019)

Adriane Gomes Barroso. O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho. (2020)


This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA 

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática em 2018 pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática –UFMT/REAMEC, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática em 2010 pelo Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA, Especialização em Educação Matemática no ano de 2009 pelo mesmo instituto, Licenciatura Plena em Física em 2007 pela Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará – UFPA. É professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa desde 2010, participando como docente permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física/Ufopa na linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino-Aprendizagem de Física, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa na linha de pesquisa Conhecimento e Formação na Educação Escolar e do curso de Pedagogia/Ufopa nas unidades curriculares relacionadas ao ensino de ciências e de matemática. É coordenador do projeto de extensão Laboratório Educacional de Modelagem Matemática (LEMM) e líder do GEPEMM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática/UFOPA).

Investiga recursos educacionais inovadores em modelagem matemática que contribuam para o letramento científico, matemático e tecnológico no contexto paraense amazônico. Com base na dialogicidade de Bakhtin, os estudos envolvem: planejamento, construção e aplicação de materiais didáticos; relação sinérgica de temas do contexto sociocultural com novas tecnologias (robótica, realidade aumentada, simulações computacionais); letramento científico, matemático e tecnológico da educação básica e superior amazônica; formação inicial e continuada de professores do ensino básico do oeste paraense.

Atua no PPGE desde 01/03/2019.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8585311639613120

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

 Artigos recentes em periódicos

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. Modelagem matemática e letramento científico no ensino de físicaRevista Exitus, v. 9, p. 635-664, 2019.

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. A teoria da modelagem de David Hestenes no ensino de ciências e matemáticaRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 21-40, 2017.

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; MOUTINHO, P. E. C. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática: reflexões no ensino de físicaRevista se Educação, Ciências E Matemática, v. 7, p. 123-140, 2017. 

ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; SANTOS, Neuma Teixeira. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricasRevista REAMEC, v. 5, p. 143-164, 2017.

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. Revista REAMEC, v. 5, p. 5-23, 2017.

>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa 

 

  • ELENY BRANDÃO CAVALCANTE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Educação pela universidade de Campinas – Unicamp (2016). Tradutora Intérprete de Libras certificada pelo PROLIBRAS 2006. Atualmente, é professora Adjunto 2, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial; educação de surdos, educação bilíngue; inclusão; currículo; teoria histórico-cultural. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (GEPES).

Pesquisa como ocorre, no ambiente escolar, os processos de interação linguística do aluno surdo, principalmente no que tange ao conhecimento e desenvolvimento da língua de sinais, com base na abordagem histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. Os estudos envolvem as temáticas: educação bilíngue; tradução e interpretação de LIBRAS e o papel do tradutor intérprete de LIBRAS; inclusão do surdo no ensino regular; ensino de LIBRAS e de Língua Portuguesa como segunda língua e atendimento educacional especializado para os alunos surdos.

Atua no PPGE desde 08/08/2017.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141653940885751

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

 Artigos recentes em periódicos

CAVALCANTE, E. B.As interações linguísticas entre surdos e os outros em uma escola do município de Santarém/PADiálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, p. 147-164, 2019.

CAVALCANTE, E. B.Concepção de educação de surdos nas teses e dissertações em pesquisa em educaçãoPeriferia, Duque de Caxias, v. 9, p. 154-177, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Bárbara Almeida da Cunha.  A surdez na aldeia: análise de uma realidade à luz da teoria histórico-cultural. (2020)

        Patrícia Siqueira dos Santos. A interação da criança surda no espaço da educação infantil. (2020)


>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA

Graduado em licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará – UFPA, mestre e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e pós-doutor em Ensino de Física pela Universidad de Talca (Chile). Tem interesse, principalmente, em: Autoeficácia no Ensino de Física e de Matemática; Interdisciplinaridade em Física e Matemática; Estratégias Didáticas visando a Aprendizagem Significativa em Física e Matemática; Mecanismos de Aprendizagem Signficativa. É professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, foi coordenador do polo Ufopa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, da Sociedade Brasileira de Física – SBF; é líder do Grupo de Ensino e Aprendizagem Significativa em Exatas – GEAE e é coordenador do Laboratório de Apoio ao Professor de Ciências Exatas (LAPEX). Estuda processos de aprendizagem significativa e construção de sequências didáticas na perspectiva das teorias dos campos conceituais e dos modelos mentais voltadas para o nível médio e nível superior, com ênfase na formação docente; propõe formas de trabalhar matemática e física de maneira interdisciplinar, com foco na modelagem cientifico-matemática de problemas e no uso de experimentação no ensino; estuda as crenças de autoeficácia com respeito à Física e à Matemática através da teoria sócio-cognitiva e busca relacionar esta variável psicológica a variáveis sociológicas como gênero, raça, etnia e classe em uma perspectiva decolonial e pós-estruturalista.

Atua no PPGE desde 07/03/2019.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7959130432938834 

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

CANTAL, A., C.; PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira. Mulheres no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física da Universidade Federal do Oeste do Pará: mapeando trajetórias sob a perspectiva de gêneroGênero na Amazônia, v. 15, p. 120-132, 2019.

PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira; MOREIRA, M. A. Investigando a implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre o conceito de Campo Magnético em disciplinas de Física GeralRevista electrónica de investigación en educación en ciencias (en línea), v. 14, p. 1-16, 2019.

PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira; MOREIRA, M. A. Classificação de problemas em eletrostática: uma análise epistemológica rumo à construção de um campo conceitual para o conceito de campo eletrostáticoLatin-American Journal of Physics Education, v. 13, p. 4304-1-4304-14, 2019.

HUERTA, Luis; PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira. A cognitive approach to the museography of an interactive science museum: a worked exampleJournal of physics - conference series, v. 1043, p. 012054, 2018.

PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira; MOREIRA, M. A. A potentially meaningful teaching unit for the teaching of the concept of Field in PhysicsLatin-American Journal of Physics Education, v. 9, p. 1302-1-1302-25, 2017.

PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira. A study on pre-service physics teachers – conceptualization on elementary quantum mechanicsInvestigações em ensino de ciências (online), v. 22, p. 120-138, 2017.

>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO

Luiz Percival graduou-se em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (1983), onde também fez mestrado (1988) e doutorado (1997) em Linguística. Atua na área de Educação e Linguagem desde 1982, como professor, pesquisador e formador de professores, desenvolvendo pesquisas e realizando assessoria em vários níveis de ensino para diferentes instâncias administrativas e organizações sociais, trabalhando principalmente com Leitura, Ensino da Língua Portuguesa em nível Fundamental e Médio e Educação Superior e Norma e variação linguística. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará desde abril de 2010, onde atua nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e nos programas de mestrado profissional em Letras – Profletras e de Pós-graduação em Educação, do qual é o atual coordenador. Lidera o LELIT – Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e Literatura na escola. Suas pesquisas concentram-se em torno dos processos e dinâmicas de ensino e de aprendizagem de leitura-escrita nas dimensões da educação escolar. Busca avançar a compreensão dos modos como, no âmbito da educação escolar – da educação básica à educação superior –, se produz, se faz circular e se adquire o conhecimento, especialmente aquele que se realiza como próprio do humano-genérico, em sua relação com a leitura-escrita. Os trabalhos em desenvolvimento vinculados ao grupo de pesquisa exploram os seguintes temas: alfabetização; biblioteca escolar; leitura e formação escolar; leitura e produção de texto; leitura de estudo e formação universitária; norma e variação linguística – implicações para o ensino.

Atua no PPGE-Ufopa desde 02/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7025845426035988

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

FARIAS, Fabíola Ribeiro; BRITTO, Luiz Percival Leme; SANTOS, Zair Henrique. O que faz de “Minsk” e “Luciana” livros para crianças: concepções de infância e leitura em projetos editoriais. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.38, n.78, p.115-129, 2020.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; BRITTO, Luiz Percival Leme; SANTOS, Zair Henrique. A biblioteca e a construção do trabalho educativo na escolaRev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-13464, jan./dez. 2020

FARIAS, Fabíola Ribeiro; BRITTO, Luiz Percival Leme. A Lei n. 12.244 e sua concepção de biblioteca escolar: uma análiseRevista ibero-americana de ciência da informação, v. 12, p. 826-836, 2019.

BRITTO, Luiz Percival Leme; FARIAS, Fabíola Ribeiro. A verdade é uma só! - a disputa política e ideológica na literatura infantojuvenilRevista HISTEDBR On-line, v. 19, p. e019050, 2019.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; BRITTO, Luiz Percival Leme; SANTOS, Zair Henrique. As diretrizes da base nacional comum curricular do ensino médio para o ensino de literatura: uma análiseRevista Leia Escola, v. 19, p. 161, 2019.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Pesquisa em Educação e formação pela pesquisa: nada é tão simples quanto quer parecerQuaestio (Uniso), v. 21, p. 807-827, 2019.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Ler com criançasRevista Exitus, v. 8, p. 17, 2018.

BRITTO, Luiz Percival Leme. o valor do gratuito. Na ponta do lápis, São Paulo, p. 26 - 25, 01 dez. 2018.

BRITTO, Luiz Percival Leme; PACHECO, Francisco Egon. A educação da função imaginante: conceitos e fundamentações para uma abordagem pedagógica da contação de históriasTeoria e prática da educação. v. 15, n.1 jan./abr. 2012, p. 45-58, 2018.

ALCÂNTARA, Elaine Cristina de Vasconcelos;  BRITTO, Luiz Percival Leme. O ensino da poesia no 6º ano. Revista Leia Escola, v. 18, p. 47-59, 2018.

BRITTO, Luiz Percival Leme. O engodo subjetivista e a formação do leitorNuances, v. 28, p. 8-23, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Anna Paula Ramos Pimentel. Rabiscos na Ponta do Lápis: concepções de língua, linguagem, ensino e aprendizagem. (2017)

        Danielle Caroline Batista da Costa. Cantinho de leitura - reflexões sobre leitura, literatura e formação. (2017)

        Gilma da Silva Pereira Rocha. Aprendendo a falar e a escrever com as mãos: o professor alfabetizador diante do desafio de alfabetizar a criança surda. (2016)

        Juçara dos Santos Cardoso. Bibliotecas escolares: uma cartografia. (2018)

        Marcella Gomes Esteves. O problema da linguagem no ensino de geografia. (2018)

        Marcos Moura Gentil. Permanências e tensões nas ideias de alfabetização: um olhar sobre o professor em formação. (206)

        Maria Luiza Fernandes da Silva Pimentel. Formação do professor de inglês para educação básica: matriz curricular e perspectivas atuais. (2016)

        Martina de Siqueira Corrêa. Leitura de estudo e conhecimento na formação inicial dos estudantes de pedagogia. (2017)

        Tiago Aquino Silva de Santana. Formação e manifestações de expectativas de postulantes e estudantes de pós-graduação stricto sensu em educação de universidade periférica. (2019)

        Washington Luís dos Santos Abreu. Vivências e orientações institucionais: conflitos na formação do alfabetizador. (2016)

 
>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

  • SINARA ALMEIDA DA COSTA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2001), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação pala UFC. É docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA), tendo exercido a função de coordenadora no período de 2016 a 2017. É professora do curso de Pedagogia da UFOPA desde o ano de 2012, tendo atuado na vice-coordenação no período de 2018 a 2019. Foi coordenadora do curso de especialização em Docência na Educação Infantil desenvolvido pela UFOPA em parceria com o MEC no período de 2015 a 2017. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI-UFOPA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos seguintes temas: o processo de humanização e o papel da Educação Infantil; a professora da Educação Infantil e sua prática pedagógica; Brincadeiras na Educação Infantil; Artes na Educação Infantil e Leitura-escrita na Educação infantil. Tendo como referencial teórico-metodológico a teoria histórico-cultural, os trabalhos buscam contribuir com o fortalecimento dos estudos na área, bem como com a consolidação e a melhoria da qualidade da Educação Infantil na região amazônica.

Atua no PPGE desde 20/08/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4985156340614183

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

FONSECA, A. D.; COLARES, A. A.; COSTA, S. A. Educação Infantil: história, formação e desafiosEducação & Formação, v. 4, p. 82-103, 2019.

COSTA, S. A.; VALENTE, R. S.; RÊGO, H. H. S. Leitura e escrita na perspectiva de professoras pré-escolares na Amazônia paraensePráxis Educacional (online), v. 14, p. 143-159, 2018.

LIMA, G. A.; COSTA, S. A. A brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais: impactos pedagógicos a partir de uma formação continuada. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 23, p. 259-285, 2018.

COSTA, S. A.; COLARES, M.L.I.S. Os papéis assumidos pela professora de Educação Infantil e as repercussões para a sua formaçãoEduca – Revista Multidisciplinar em Educação, v. 4, p. 83-95, 2017.

COSTA, S. A. Infância, criança, educação infantil e papel do professor na perspectiva de docentes de creches e pré-escolasAmazônica – Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, v. XIX, p. 310-326, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Ena Carina dos Santos Oliveira. Abordagens curriculares internacionais para educação infantil: o lugar que a criança ocupa nas relações sociais de creches e pré-escolas.(2019)

        Erivelton Ferreira Sá. Movimentos Amplos na Educação Infantil: uma análise de experiencias das crianças em uma Umei no município de Santarém, Pará. (2017)

        Francisco Egon da Conceição Pacheco. Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias, imaginação, educação infantil. (2020)

        Géssica de Aguiar Lima. A brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais e a constituição da personalidade das crianças na pré-escola. (2018)

        Jéssica Mayara Alves Tapajós. Artes visuais à luz da teoria histórico-cultural: os desafios do trabalho pedagógico em um centro municipal de educação infantil de Santarém-PA. (2020)

        Jeyse Sunaya Almeida de Vasconcelos. Vivências de crianças ribeirinhas da Amazônia e seu processo de humanização na creche. (2018)

        Odavilma Calado Pompermaier. A prática com a cultura escrita na educação infantil: desafios e possibilidades. (2019)

        Rivanildo Monteiro Coutinho. O docente masculino de educação infantil na Amazônia: como se percebe e é percebido no espaço escolar de Oriximiná/PA. (2019)

        Rosianne de Sousa Valente. Eu ainda não falei, eu quero falar! – os sentidos de escrita atribuídos por crianças pré-escolares. (2018)

Talita Ananda Corrêa. Proposta Pedagógica de Tempo Integral na Educação Infantil: análise de uma realidade. (2017)

> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa

 

  • ZAIR HENRIQUE SANTOS

Zair Santos cursou Licenciatura em Letras (1997) e Mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária (2006) na Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Educação (2016) na Universidade Estadual de Campinas. É professor titular da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde atua nos curso de Letra s e Pedagogia; é membro do mestrado profissionalizante em letras – Profletras e do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; literatura de expressão Amazônica; imaginário popular; Educação em territórios tradicionais (quilombolas e indígenas) e literatura infantojuvenil. Além disso, é coordenador adjunto do LELIT-Grupo de estudos, literatura e intervenção em literatura infantojuvenil na escola. No PPGE, realiza investigações de caráter conceitual e interventivo em leitura e formação, de forma a avançar o conhecimento dos processos de ler e levar a ler em lugares distantes, verificando possibilidades, limites e condições de permanência, com questionamentos do tipo: que ganhos, pessoais e sociais, tem a pessoa por se fazer leitora, interagindo com objetos da cultura? Que sentido tem ler literatura e as outras obras da cultura – filosofia, política, história, ciência –, quando se considera a possibilidade de transcender a dimensão da cotidianidade, participando da generacidade humana?

Atua no PPGE desde 07/05/2018.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0337926418959819

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

 Artigos recentes em periódicos

MESQUITA, A. M.; SANTOS, Z. H.  Espaço de leitura: levar a ler em 'lugares distantes'Leitura, v. 64, p. 47-58, 2020.

FARIAS, F. R.; BRITTO, L. P. L.; SANTOS, Z. H. O que faz de “Minsk” e “Luciana” livros para crianças: concepções de infância e leitura em projetos editoriais. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.38, n.78, p.115-129, 2020.

FARIAS, F. R.; BRITTO, L. P. L.; SANTOS, Z. H.A biblioteca e a construção do trabalho educativo na escolaRev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-13464, jan./dez. 2020

FARIAS, F. R.; BRITTO, L. P. L.; SANTOS, Z. H. As diretrizes da base nacional comum curricular do ensino médio para o ensino de literatura: uma análiseRevista Leia Escola, v. 19, p. 161, 2019.

SANTOS, Z. H. Professores, formadores de leitores e lugares de lerProfessare (online), v. 6, p. 61-88, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

Luanna Cardoso Oliveira. Leitura e formação: as possíveis contribuições da biblioteca no rio Arapiuns. (2020)


> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa

 


Linha 3 - Formação humana em contextos formais e não formais na Amazônia

  • ALAN AUGUSTO MORAES RIBEIRO

Professor do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED-UFOPA). Visitor Graduate Student at Department of Africana Studies, Brown University (EUA), 08/2014-02/2015. Doutor em Educação, linha de pesquisa Sociologia da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (PPGE-USP). Mestre em Ciências Sociais, Antropologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ICED-Ufopa). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Raça, Educação e Etnicidades na Amazônia (GEREA). Integrante colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas EDGES (USP). Pesquisa raça, classe, gênero/masculinidades, sociabilidade juvenil, educação escolar quilombola, desempenho escolar, relações étnico-raciais para a educação escolar. No PPGE-Ufopa, desenvolve estudo de acesso, progressão e desempenho escolar de diferentes grupos sociorraciais de raça/racismo, políticas públicas e análise de processos de racialização e de significados raciais no currículo escolar, no projeto político pedagógico, em práticas de ensino e em políticas de formação de professores. Com abordagem etnográfica, investiga modulações do racismo na escola em suas formas verbais, iconográficas e relacionais, destacando as interações professor-aluno e aluno-aluno e a intersecção entre raça, masculinidades e educação a partir de relatos de homens negros em espaços de educação escolar e não-escolar.

Atua no PPGE desde 07/03/2019.

Link currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/6120041357511585

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE no PPGE

Artigos recentes em periódicos

RIBEIRO, A. A. M. Quilombolas, homens e negros: identidades, masculinidades e educação. In: Claudia Vianna; Marília de Carvalho. (Org.). Gênero e educação: 20 anos construindo conhecimento. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2020, v. 1, p. 183-196.
 
RIBEIRO, A. A. M.. Professora no quilombo, professora do quilombo: trabalho docente e identidade étnico-racial. In: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares; Luiz Percival Leme Britto. (Org.). Pesquisas em educação na Amazônia: contextos formativos. 01ed.Santarém: Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA/Biblioteca Central, 2021, v. 01, p. 32-45.
 
RIBEIRO, A. A. M.. Anotações sobre Racismo Estrutural e Controle Racial. In: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares; Hector Renan da Silveira Calixto. (Org.). Curso de Pedagogia: leituras formativas. 1ed.Santarém: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021, v. 01, p. 168-178.
 
FERREIRA, S. S. ; RIBEIRO, A. A. M. . Educação em Trânsito: os desafios para a inclusão de imigrantes indígenas na rede de ensino. In: Anselmo Alencar Colares; Gilberto César Lopes Rodrigues; Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares. (Org.). Educação e Realidade Amazônica. 1ed.Belo Horizonte: Navegando Publicações, 2020, v. 5, p. 207-232.
 

RIBEIRO, Alan Augusto Moraes.Como matar lentamente a si mesmo e continuar vivendo?Revista ABPN, v. 11, p. 788, 2019.

CONRADO, Mônica; RIBEIRO, Alan Augusto Moraes. Homem Negro, Negro Homem: masculinidades e feminismo negro em debateRevista de Estudos Feministas, v. 25, p. 73-97, 2017.

RIBEIRO, Alan Augusto Moraes; FAUSTINO, Deivison Mendes. Negro tema, negro vida, negro drama: estudos sobre masculinidades negras na diásporaRevista Transversos, v. 1, p. 163/10-182, 2017.


> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa 

 

  • DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA

Doutor em Educação (2011) pelo PPGE-FACED-UFBA; Mestre em Educação (2004)PPGE/UFES e bacharel em Ciências Contábeis (1991) pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina – FACEC; Pós-graduado em Informática aplicada à educação pela PUC-MG, Engenharia da Informação e Orientação em EAD pela UFES. É professor no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE e no Centro de Formação Interdisciplinar-CFI – Ufopa. Atua como consultor de projetos de uso das TIC em processos de ensino e aprendizagem, gestão em educação e serviço público. Áreas de interesse: Educação; tecnologias de informação e comunicação; cibercultura; políticas públicas; softwares livres; inclusão social e digital; radiodifusão livre e comunitária.

Investiga as relações entre tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a educação, particularmente no campo da formação de professores, currículo e educação a distância. Investe na discussão de software livre e tecnologias livres e suas relações com a educação e a cultura e mantém observatório dos processos de comunicação e cultura digital.

Atua no PPGE desde 02/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1055254689850549

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

MELO, R. F.CORDEIRO, L. Z. ; ALMEIDA, D. A. Belo Monte: reflexões a partir dos novos reassentamentosRevista Indisciplinar, v. 5 n. 2, p. 212-237, 2019.

ALMEIDA, D. A. Apropriação das TIC em redes públicas de ensino do baixo amazonas: especificidades e desafios. Laplage em Revista, v. 3, p. 123-135, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Ana Pamela Guimaraes Pereira. Recursos Educacionais Abertos: contextualização da Tecnologia da Informação e Comunicação em uma escola na comunidade ribeirinha do município de Juruti/PA. (2019)

        Anthymio Wanzeller Figueira Neto. Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial. (2019)

        Joelma Viana dos Santos. Educomunicação: práticas e desafios do uso do rádio nas escolas Rotary e Madre Imaculada, em Santarém. (2019)

        Juliana Teixeira do Amaral Oliveira. Crenças e práticas de professores acerca do uso das tecnologias na educação inclusiva de escolas da rede municipal de ensino fundamental de Santarém-Pará. (2015)

        Luiz Carlos Rabelo Vieira. Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores: representações sociais e práticas de utilização entre docentes e discentes do ICED-Ufopa. (2017)

        Márcio Darlen Lopes Cavalcante. Gamificação na Educação: uma proposta de framework para práticas pedagógicas gamificadas baseada na teoria da autodeterminação. (2017)

        Rodrigo Sousa da Cruz. Utilização da robótica educacional livre, por meio da aprendizagem por projetos: um estudo no curso técnico em informática do IFPA/Campus Santarém. (2017)


> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa

 

  • GILSON CRUZ JUNIOR

Doutor (2016) e mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com graduação em Educação Física (2009) pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professor adjunto no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – ICED/Ufopa. É membro do comitê científico do grupo de trabalho temático "Comunicação e Mídia" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência em Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar e educação, comunicação e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interfaces entre cultura lúdica e cultura digital, mídia-educação (física), juventude e formação profissional, Tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos formais e não-formais. Foi bolsista do Programa de doutorado sanduíche no exterior pela CAPES, com estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Portugal. É integrante do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMIDIA/UFSC) e do grupo de estudo e pesquisa EDUMIDIA/UFSC.

Estuda as interfaces entre mídias digitais e cultura como vetores de experiências formativas emergentes, operando mediante abordagens interdisciplinares em nível teórico e metodológico. Dentre os temas abarcados, destacam-se: a educação nas manifestações lúdicas da cibercultura e os hibridismos entre o digital e o não-digital; usos e apropriações pedagógicas das tecnologias móveis; mídia-educação e formação docente; estudos culturais, mídia educação.

Atua no PPGE desde 07/05/2018.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1906124065625656

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

ROCHA, J. S.; CRUZ JUNIOR, G. A implementação da linguagem de programação na educação escolar utilizando o ScratchRevista Educação online, v. 14, p. 45-66, 2020.

CRUZ JUNIOR, G.Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake newsETD: educação temática digital, v. 21, p. 278-284, 2019.

GUIMARAES, P. C. R.; CRUZ JUNIOR, G. A Educação Sexual no Youtube: Notas sobre o canal do Jairo BouerTemas em Educação, v. 28, p. 231-253, 2019.

CRUZ JUNIOR, G.Entre os filhos e órfãos da cibercultura: Revisitando a noção de nativos digitais. Revista Observatório, v. 4, p. 837, 2018.

CRUZ JUNIOR, G.; BUNGENSTAB, G. C. Entre o tempo livre e a educação: considerações sobre Juventude, Mídias e LazerRevista Licere, v. 21, p. 502-528, 2018.

CRUZ JUNIOR, G.Temos que pegar? Pokémon Go e as interfaces entre movimento, jogos digitais e educaçãoRevista Motrivivência, v. 29, p. 257-273, 2017.

CRUZ JUNIOR, G.Todos os dias o mesmo sonho: o videogame como alegoria e a educação como arte da metáfora encarnadaRevista Metamorfose, v. 1, p. 228-251, 2017.

CRUZ JUNIOR, G.Vivendo o jogo ou jogando a vida? Notas sobre jogos (digitais) e educação em meio à cultura ludificadaRevista Brasileira de Ciências do Esporte, p. 226-232, 2017.

CRUZ JUNIOR, G.Nippon ichi! O esporte na cultura dos animes e mangásRevista Movimento, v. 23, p. 1091, 2017.


> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa

 

  • HERGOS RITOR FROES DE COUTO

Doutor em Educação, professor da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, categoria Adjunto IV, atua nos campos de educação e corporeidade e educação e esporte. Tem graduação em Pedagogia (2009), e licenciatura e bacharelado em Educação Física (2004), pela Universidade Nove de Julho, bacharelado em Administração de Empresas (1995), pelas Faculdades Integradas Sant’Anna e São Paulo, mestrado em Educação Física (2008), pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutorado em Educação (2012), pela Universidade Nove de Julho. Atualmente, ministra disciplinas pedagógicas dos cursos de graduação e integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Tem experiência na área da Educação Escolar e Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, corporeidade, esporte e manifestações lúdicas. Em 2016, concluiu pós-doutorado em Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Portugal, desenvolvendo pesquisa na temática que envolve a conciliação da formação desportiva com a formação escolar de jovens jogadores de futebol das categorias de base do Futebol Clube do Porto.

No PPGE-Ufopa, desenvolve estudos sobre as dimensões escolares e não-escolares da corporeidade, buscando a articulação entre esporte e educação, com ênfase nas dinâmicas nas práticas esportivas, numa perspectiva holística e interdisciplinar. Os trabalhos se organizam em torno dos seguintes temas: formação do atleta; reconversão profissional de ex-atletas; esporte escolar; corporeidade na educação escolar.

Atua no PPGE desde 26/08/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4185846607001228

Projeto de pesquisa em andamento no PPGE

 Artigos recentes em periódicos

RODRIGUES, R. B.; COUTO, H. R. F.Corporeidade na educação do campo: saberes da prática docente no contexto amazônicoRevista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 436-456, jul./set. 2020.

RODRIGUES, R. B.; COUTO, H. R. F. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraenseEducação & Formação, v. 5, p. 113-131, 2020.

GUALBERTO, M. L. C.; COUTO, H. R. F. A ação docente na educação infantil à luz da corporeidadeTeias, Rio de Janeiro, v. 20, p. 215-231, 2019.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Ana Hilguen Marinho Pereira. É gol, que felicidade? – educação, futebol profissional e a corporeidade no contexto amazônico (2020)

        Igor Montiel Martins Cunha. Trajetórias educacionais e inclusão social: relatos de ex-jogadores de futebol profissional de Santarém. (2018)

        Madma Laine Colares Gualberto. A manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil em escolas públicas e privadas de Santarém-Pará. (2017)

        Nizianne Andrade Picanço. Alô mundo, me ajude a ser gente: interações sociais no futebol para o desenvolvimento de habilidades sociais (2020)

        Paulo Roberto Ricarte Pereira.As habilidades sociais na prática docente do professor de escolinhas comerciais de futebol. (2019)

Rosenilma Branco Rodrigues. Corporeidade e Educação do Campo: os sentidos atribuídos ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém-PA. (2018)


> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquis

 

  • IANI DIAS LAUER LEITE

É doutora (2009) e mestra (2003) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará – UFPA, graduada em Administração (1999) pela mesma universidade. Foi professora adjunta no Instituto Multidisciplinar em Saúde Anísio Teixeira (UFBA) no qual ministrou a disciplina Psicologia para cursos de saúde. É professora adjunta IV na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, atuando como docente no Centro de Formação Interdisciplinar. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida. Coordena o projeto de extensão Musicaliza bebê, voltado para o auxílio ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e musical de crianças de 3 meses a 4,5 anos, mediante o oferecimento de atividades musicais/movimento para famílias de infantes na faixa etária mencionada. Seus atuais temas de interesse são: bem-estar subjetivo e qualidade de vida na infância; brincadeiras e desenvolvimento de crianças em diversos contextos de vida; crianças e adolescentes institucionalizados; crianças, infâncias e conexão com a natureza; musicoterapia, dançaterapia e qualidade de vida.

Estuda as dimensões do desenvolvimento da criança, com ênfase em: ensinar, aprender e brincar de crianças institucionalizadas, considerando contexto de vida, relações e variáveis presentes em instituições de acolhimento de crianças; brincar e brincadeira de crianças em contextos escolares e não escolares, na perspectiva das crianças. A base teórico-metodológica é a teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, a qual sustenta que o desenvolvimento ocorre mediante processos de interação recíproca, progressivamente mais complexos, entre o ser humano e as pessoas, objetos e símbolos em seu ambiente imediato.

Atua no PPGE desde 02/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0389466272108471

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

MORAES, C. L.; VIEIRA, T. A.; LAUER-LEITE, Iani Dias. Bem-estar de trabalhadores do setor madeireiro no município de Itaituba, ParáPapers do NAEA (UFPA), v. 28, p. 98-114, 2019.

PRIANTE, P. T.; LAUER-LEITE, Iani Dias; CHIANCA, M. G. B. A criança é do tamanho de mim': crianças ribeirinhas do Tapará Grande / PA. CADERNOS DE PESQUISA, v. 25, p. 195-212, 2018.

TEIXEIRA, P. C.; LAUER-LEITE, Iani Dias; MARANHAO, P. V. R.; PRIANTE, P. T. O Que Vocês Fazem Aqui? A Gente Brinca. Aprende?: O Fazer Musical na Percepção de Crianças Participantes de um Projeto de Inclusão Sociocultural Mediante a Música em Santarém, Pará. In: Edda Bomtempo; Luana Carramillo Going; Sabrina Torres Gomes (org.).A criança contemporânea e suas expressões. Santos: Ed. Universitária Leopoldianum, 2019, v. I, p. 47-59.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Ana Camila Garcia Sena Souza. Os saberes da experiência: um olhar sobre a construção das práticas pedagógicas do farmacêutico docente. (2017)

        Andréa Leite de Alencar Salgado. Crenças e práticas docentes quanto à promoção e prevenção em saúde na educação infantil, em Santarém/Pará. (2016)

        Mary Glaucy Brito Chianca Neves. Percepções sobre as práticas de ensinar, formar e atuar a partir do curso para preceptores de saúde com base em metodologias ativas. (2016)

        Milca Aline Colares Gualberto. A infância na percepção de crianças em acolhimento institucional no município de Santarém - Pará. (2017)

        Priscila Castro Teixeira. “Eu acho que é pras crianças pensarem no talento que elas têm": o fazer musical na perspectiva de crianças participantes do projeto sementes musicais em Santarém, Pará. (2018)

        Priscila Tavares Priante. As vozes das crianças às margens do Rio Tapará: ser criança na comunidade Tapará Grande – Santarém/PA. (2015)

        Raimundo Nonato Aguiar Oliveira. A música no desvelamento do universo infantil: práticas pedagógico-musicais de professores das unidades e escolas municipais de educação infantil em Santarém, Pará. (2018)

> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa 

 

  • IRANI LAUER LELLIS

Doutora (2013) e mestra (2008) em Psicologia pela Universidade Federal do Pará e graduada em Psicologia (2003). É professora adjunta na Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, docente no curso de pedagogia – campus de Óbidos e no Programa de Pós-graduação em Educação. Tem desenvolvido estudos na área da Psicologia da Educação, Econômica e do Desenvolvimento, com ênfase em temas sobre Alfabetização Econômica, Cognições e práticas docentes, brincadeira, Habilidades Sociais e educação com indígenas. Desenvolve pesquisas em espaços escolares e não escolares com foco em temas transversais da educação formal e não formal. Coordena o Laboratório de pesquisa em Educação e Habilidades Sociais (LEHS). Membro da ANPEPP, participante do Grupo de Trabalho (GT) Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP. Vice-delegada da FBTC no Pará.

Investiga ações educacionais organizadas e sistemáticas dentro e fora do sistema formal de ensino na região amazônica, sobre os temas: Cognições de professores e alunos, crenças, valores, metas e práticas, em que se investigam as dimensões cognitivas e sua relação com as práticas educativas; Socialização e educação econômica, averiguando as concepções econômicas das crianças e as variáveis que interferem em sua educação econômica; Habilidades sociais e habilidades de vida, considerando a articulação entre espaço escolar e desenvolvimento das habilidades sociais e de vida, examinando como a escola participa da formação das habilidades e seu impacto no desempenho dos alunos.

Atua no PPGE desde 26/08/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2462645245512293

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

SILVA, A. I.; LELLIS, I. L. Atividades lúdicas em instituição de acolhimento: o olhar do educador/cuidador. Revista Pedagógica, Chapecó/SC, v. 22, p. 1-22, 2020.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Adriane Lima da Silva Oliveira. Cognições e repertório de habilidades sociais dos professores: caracterização e relações. (2020)

        Andrea Imbiriba da Silva. Cognições de educadores/cuidadores de instituição de acolhimento sobre atividades lúdicas e habilidades sociais. (2019)

        Franciane Aguiar Santana. Conhecimento de docentes sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior de enfermagem em Santarém-Pará. (2018)

        Núbia dos Santos Oliveira. Diálogos entre alfabetização econômica e habilidades sociais educativas: um estudo das crenças e práticas docentes no contexto da educação infantil. (2020)

        Sueley Carvalho Costa. Aluno com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais no contexto da educação física escolar. (2019)


> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa

 

  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA

Possui licenciatura em Matemática (1999) pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA e docente do PROFMAT, PPGE e REAMEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, tecnologias educacionais e prática de ensino em matemática. É Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD/Ufopa.

Desenvolve estudos em Ensino e aprendizagem em processos de formação docente, com foco nas Relações entre o currículo e o ensino, em contextos socioculturais e na interseção entre cultura digital e a formação humana, como aspectos catalizadores de processos de formação e produção tecnológica na Amazônia.

Atua no PPGE desde 02/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0259347290921771

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

MAFRA, J.R.Challenging the traditional curriculum by traditional knowledges: from ethnomathematical fieldwork to classroom practicesRevemop. e202006, v. 2, p. 1-21, 2020.

MAFRA, J.R.; SÁ, P. F. Abordagens na pesquisa em educação matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicasRevista tempos e espaços em educação (ONLINE), v. 13, p. 1-21, 2020.

MAFRA, J.R.; RABELO, N. M.; SANTOS, L. C. A.; SILVA, C. A. S. Uma avaliação inicial do curso de licenciatura integrada em matemática e física da Ufopa/PARevista Prática Docente, v. 4, p. 411-430, 2019.

FRANÇOIS K.; MAFRA, J.R.; FANTINATO, M. C.; VANDENDRIESSCHE E. Local mathematics education: The implementation of local mathematical practices into the mathematics curriculumPhilosophy of Mathematics Education Journal, v. 1, p. 1, 2018.

FANTINATO, M. C.; MAFRA, J.R.; MEIRA, C. J. Formação de pesquisadores em Etnomatemática: a experiência do GETUFFEnsino em Re-Vista, v. 25, p. 630-649, 2018.

MAFRA, J.R.; SILVA, G. A. G. O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a históriaRevista Exitus, v. 7, p. 378-383, 2017.

MAFRA, J.R.; ARAÚJO C. A.; SANTOS J. P.; MEIRELES J. C. Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação BásicaRevista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 93, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Ana Paula Maffezzolli. Docência no ensino superior: uma investigação sobre o uso de tecnologias em dois cursos de graduação de uma instituição no município de Itaituba/PA. (2018)

        Angel Pena Galvão. Robótica educacional e o ensino de matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. (2018)

        Aniele Domingas Pimentel Silva. Modelagem matemática e tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. (2019)

        Carlos Alberto Pedroso Araújo. As potencialidades da robótica educacional na matemática básica sob a perspectiva da teoria da atividade. (2015)

        Gilson Pedroso dos Santos. Educação e tecnologia no interior da Amazônia: o pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação como auxílio em processos de ensino-aprendizagem. (2018)

Kleison Silveira Paiva. Robótica Educacional como contribuição na formação de novos professores de tecnologia: uma experiência no ensino superior. (2021) 

        Neliane Mota Rabelo. TIC na formação inicial: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA. (2019)

        Paulo Marcelo Pedroso Pereira. Análise de pintura de cuias tapajônicas: uma leitura etnomatemática. (2015)


> E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Grupo de Pesquisa 

 

  • SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1996), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Fez estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2017). É professora associada da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, com atividades na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Tem experiência em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, formação de professores, práticas educativas, desenvolvimento profissional docente, estágio supervisionado, metodologia de ensino e aprendizagem da docência.

Desenvolve estudos sobre formação de professores na região amazônica, congregando coletivo de pesquisadores, docentes e discentes, com estudos que incidem sobre a temática da formação inicial e contínua e investigam o processo de desenvolvimento profissional docente na perspectiva do trabalho colaborativo que integra universidade-escola; interessa-se por tema sobre práticas colaborativas e investigativas e suas contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores.

Atua no PPGE desde 01/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2111834686921552

Projetos de pesquisa em andamento no PPGE

Artigos recentes em periódicos

VASCONCELOS, M. O.; NUNES, M. C. X. M.; XIMENES-ROCHA, S. H. Educação integral de tempo integral: diagnóstico da implantação em escola do campoPráxis Educacional (online), v. 15, p. 337-357, 2019. 

XIMENES-ROCHA, S. H; FIORENTINI, D. Formação de professores em comunidades colaborativas no interior da AmazôniaEducação (SANTA MARIA), v. 43, p. 99-116, 2018.

SIADE, A. R. V.; XIMENES-ROCHA, S. H. Escola do campo e precarização do trabalho docenteRev. Trabalho, Política e Sociedade, v. III, p. 107-124, 2018 

VASCONCELOS, C. R. A.; XIMENES-ROCHA, S. H. Reflexões sobre a escola do campo em tempo integral no município de Santarém-ParáEducação: teoria e prática, v. 27, p. 475-492, 2017.

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Alessandra Neves Silva. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do grupo de estudo e pesquisa Formazon/Ufopa. (2019)

        Ana Hiarley Silva Andrade. O Formazon e a constituição de espaços colaborativos na relação universidade-escola. (2019)

        Annie da Silva Farias. O Programa Mais Educação em duas escolas da rede Municipal de Ensino em Santarém - Pará: o professor como protagonista no pensar políticas públicas. (2019)

        Clenya Ruth Alves Vasconcelos. As experiências pedagógicas da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas do campo na Amazônia paraense. (2016)

        Edivalda Nascimento da Silva. Formação de educadores para as escolas do campo em Santarém-Pará: da construção à partilha de saberes. (2017)

        Milka Oliveira de Vasconcelos. A formação continuada de professores na perspectiva da política de educação integral no município de Santarém-PA. (2017)

        Márcia Cristina Ximenes Miranda Nunes. Educação integral em tempo integral na Amazônia: um diálogo com os profissionais de uma escola pública em Santarém-PA. (2019)

        Patrícia Mascarenhas dos Santos. O professor iniciante na profissão docente na escola do campo na Amazônia. (2018)

        Poliana Fernandes Sena e Sousa. A Experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Casa Familiar Rural de Belterra. (2015)


>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa 

 

  • TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO 

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana,  Cuba (2009). Doutorado em Educação – Universidad Rovira i Virgili, Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestrado em Tecnologia Educacional – Universidad Rovira i Virgili (2001). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte – Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 – Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde – UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Física, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Foi docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por aproximadamente 20 anos, atuando como pesquisadora, líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004, Coordenadora do LABMIDIA – Laboratório Didático Pedagógico Multimídia, projeto aprovado desde 1997. Implantou o Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia em 2009, atuando como coordenadora até 2012, quando foi redistribuída a convite para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente, é professora titular da Ufopa, lotada no Instituto de Ciências da Educação, tendo sido coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação de sua implantação em 2013 até outubro de 2015, permanecendo como docente do quadro permanente do programa. Também é docente permanente do Programa de doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), ambos da Ufopa. Também é docente permanente do Doutorado em Rede EDUCANORTE. É membro pesquisadora da rede inter-regional N-NE-CO sobre docência na educação superior – RIDES e assumiu sua presidência durante a gestão 2012-2015. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional. Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e Psicólogos, Tecnologia Educacional, Educação Integral, Educação para a Sustentabilidade, Currículo, Política e Gestão Escolar, Planejamento Educacional, Psicologia Escolar e Educacional, Resolução e Mediação de Conflitos, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire. 

No PPGER, investiga conceitos de desenvolvimento e aprendizagem no processo de formação humana e práticas educativas em contextos formais e não formais, com ênfase no uso de tecnologias digitais e sociais na Amazônia brasileira. Estuda também formação e atuação de profissionais com foco na ambientalização e responsabilidade socioambiental no processo educativo, analisando tendências e singularidades regionais. Assume a perspectiva de pesquisa-ação colaborativa, potencializando espaços de formação e autoformação nas possibilidades educativas das tecnologias digitais e sociais. 

Atua no PPGE desde 01/01/2014.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7125374751055075

Projeto(s) de pesquisa em andamento no PPGE 

Artigos recentes em periódicos

GALVÃO, C. P.; BRASILEIRO, Tania S. A. O ensino em serviço no SUS: reflexões normativo-legais e contribuições para a formação profissional na saúde. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 1, p. 233-257, 2020.

SILVA, J. C.; BRASILEIRO, Tania S. A. Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém/Pará: um relato de experiênciaRECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. VI, p. 45-73, 2020.

GAMA, J. R.; BRASILEIRO, Tania S. A. Desigualdade social e informática educativa, desafios e oportunidades no contexto do município de Santarém/PARECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. VI, p. 89-109, 2020.

CARVALHO FILHO, J. J.; BRASILEIRO, Tania S. A.; SOUZA NETO, S. O estágio curricular supervisionado em educação física: saberes docentes e a relação teoria-práticaLaplage em Revista, v. 5, p. 147-158, 2019.

COELHO, A. L.; BRASILEIRO, Tania S. A. Desafios à gestão de um polo da UAB na Amazônia paraense. Revista Exitus, v. 9, p. 548-577, 2019.

SILVA, J. R.; BRASILEIRO, Tania S. A. Uma visão crítica do(s) direito(s) e da educação jurídica: o que é (são) o(s) direito(s) para que se possa ensiná-lo(s). Insurgência: revista de direitos e movimentos sociais, v. 5, p. 370-402, 2019.

NOGUEIRA, D. D.; BRASILEIRO, Tania S. A. A influência das mídias digitais no comportamento social dos alunos: percepção de professores do 6º ao 9º ano da escola Ubaldo CorreaRECH-Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. 5, p. 351-402, 2019.

MASCARENHAS, S. A. N.; BRASILEIRO, Tania S. A. et al. Impacto de variáveis cognitivas e contextuais sobre o sucesso acadêmico e o bem estar na universidade - Que fazer, que deixar de fazer?. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, v. V, p. 538-569, 2019.

BRASILEIRO, Tania S. A.; NUNES, E. B. L. L. P. Aprendizagem ativa: reflexão sobre o indicador -metodologia- na avaliação de cursos. Revista Observatório, v. 5, p. 529-546, 2019.

XABREGAS, Q. F.; BRASILEIRO, Tania S. A. Politica de inclusão digital: possibilidades para ensinar, aprender e incluir na Amazônia paraenseRevista EDUCAmazônica, v. XXIII, p. 537-556, 2019.

GOMES, Luís Alípio; BRASILEIRO, Tania S. A. Sustentabilidade e Educação Superior na Amazônia um estudo da Universidade Federal do Oeste do ParáRevista Ibero-americana de Ciências Ambientais, v. 9, p. 1-10, 2018. 

NUNES, E. B. L. L. P.; PEREIRA, I. C. A.; BRASILEIRO, Tania S. A. A interação como indicador de qualidade na avaliação da educação a distância: um estudo de caso com docentes, tutores e discentesAvaliação: revista da avaliação da educação superior, v. 23, p. 869-887, 2018.

BRITO, M. D. B.; GAMA, A. P.; BRASILEIRO, Tania S. A. Inclusão digital por meio da cultura maker na escola pública: uma experiência colaborativa do scratchcom autistasRevista de Ensino de Ciências e Humanidades, v. 1, p. 8-30, 2018.

MACEDO, M. L. L.; SANTOS, J. S.;BRASILEIRO, Tania S. A. O ensino de história: instrumentos que orientam a prática pedagógica em Palmas / TocantinsRevista Ensino de Ciências e Humanidades, v. 1, p. 68-94, 2018.

BENTES, N. K. M. S.; RIBEIRO, V. C.; BRASILEIRO, Tania S. A. Participação da comunidade escolar na gestão da parceria público-privada no ensino médio em Santarém-ParáRevista Ensino de Ciências e Humanidades, v. 1, p. 116-133, 2018 

DIAS, A. J. V. L.; COELHO, A. L.; BRASILEIRO, Tania S. A. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e os desafios da gestão a distânciaRevista Ensino de Ciências e Humanidades, v. 1, p. 134-149, 2018. 

MARDOCK, A. R. M.; BRASILEIRO, Tania S. A. A formação médica humanizada interior da AmazôniaRevista Amazônica (online), v. XXII, p. 248-281, 2018.

GOMES, L. A.; BRASILEIRO, Tania S. A. Políticas educacionais: as marcas da descentralizaçãoCadernos de Pesquisa (UFMA), v. 25, p. 33-52, 2018.

CARVALHO FILHO, J. J.; BRASILEIRO, Tania S. A. O currículo e o estágio supervisionado na formação do professor de educação física na Amazônia. Revista Exitus, v. 7, p. 222-253-253, 2017.

SADALA, K. Y.; BRASILEIRO, Tania S. A. Gênero e meio ambiente em populações ribeirinhas na amazônia: o estado da arte de estudos que relacionam as temáticasAmazônica – Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, v. XIX, p. 9-23, 2017.

SILVA, M. L. S.; BRASILEIRO, Tania S. A. Festival do caju em Santarém/Pará: uma perspectiva de sustentabilidade na EMEIEF frei Rainério. Revista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XVIII, p. 105-118, 2017. 

RIBEIRO, M. B.; BRASILEIRO, Tania S. A. Sustentabilidade e o ensino de programação de computadores: uma abordagem interdisciplinarRevista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. IX, p. 254-274, 2017. 

SANTOS, A. P. P.;  BRASILEIRO, Tania S. A. Estudos do corpo (2014 - 2016): levantamento das produções no banco de teses e dissertações do portal capes-2017. AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, v. XIX, p. 183-205, 2017. 

LIMA, L. B.; BRASILEIRO, Tania S. A. A roupa e a moda: retrospectiva histórica. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. I, p. 260-284, 2017. 

SILVA, J. R.; BRASILEIRO, Tania S. A.  Educação como prática da liberdade e a perspectiva da educação integral no ensino superiorEducação: Teoria e Prática, v. 27, p. 526-541, 2017. 

MACIEL, A. C.; JACOMELI, M. R. M.; BRASILEIRO, Tania S. A. Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à práticaEducação & Sociedade, v. 38, p. 473-488, 2017.

 

Orientações concluídas no PPGE-Ufopa

        Adriane Panduro Gama. Vivências colaborativas interdisciplinares na formação inicial de professores na Ufopa: da cultura maker a fazedores amazônicos sustentáveis. (2018)

        Aldilene Lima Coelho. A Universidade Aberta do Brasil na Amazônia: desafios a gestão de um polo de apoio presencial no oeste do Pará. (2017)

        Claudiléia Pereira Galvão Buchi. A gestão do ensino na residência multiprofissional em saúde no HRBA/Santarém: contribuições para a consolidação da cultura de hospital ensino na Amazônia. (2016)

        Gisele Vidal Ferreira. Usos e sentidos das TDICS na Amazônia: os desafios em implantar a TI verde em uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-PA. (2019)

        José Nilson Silva de Jesus. A lei nº 10.639/2003: à luz das práticas pedagógicas em escolas quilombolas no alto Rio Trombetas- Oriximiná/PA. (2017)

        João Ricardo Silva. Sai o consumidor, entra o cidadão: educação como práticas da liberdade no curso de bacharelado em direito da Universidade Federal do Oeste do Pará.(2017)

        Luciano Freitas Sales. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no curso de medicina do interior da Amazônia: uma análise do processo tutorial. (2016)

        Luís Alípio Gomes. Sistema Municipal de Ensino de Santarém-Pa: implantação e implementação (2004-2014). (2015)

        Micheline da Silva Bastos. Estágio curricular como integrador das tecnologias digitais na formação inicial do professor de letras. (2016)

        Quézia Fragoso Xabregas. Novas tecnologias! Novas crianças! Novas professoras! O desafio do prouca para a inclusão digital da educação infantil na Amazônia brasileira. (2015)

        Raimunda Adriana Maia Costa.  Proinfo Integrado na Amazônia: a inclusão digital como janela de cidadania para estudantes do ensino médio em Santarém/PA. (2015)

        Terezinha do Socorro Lira Pereira. Os indígenas e o ensino superior na Amazônia: realidade e perspectivas da política de ação afirmativa da Universidade Federal do Oeste do Pará (2010 – 2015). (2017)

Vanuza Campos Ribeiro. A Parceria Público-Privada na Amazônia: impactos na gestão escolar do ensino médio em Santarém-Pará. (2017)


>  E-mail - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
>  Grupo de Pesquisa

 

Berita update - harian wartawan surat kabar nasional - berita reportase harian berita terkini - harian berita terkini informasi terbaru - informasi berita harian berita hari ini - wartawan hari ini berita kriminal - kriminal harian

Localização

Universidade Federal do Oeste do Pará
Instituto de Ciências da Educação
Programa de Pós Graduação em Educação

Endereço

Avenida Marechal Rondon, s/n - Campus Rondon
Prédio H, 3º Andar, sala PPGE/UFOPA
Bairro Caranazal
CEP 6.8040-070
Santarém - Pará - Brasil