SUMÁRIO

Apresentação

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

José Roberto Rus Perez

Ivonete Barbosa Tamboril

 

Capítulo 1

A educação escolar a partir da perspectiva

das diversidades

Carolina Whitaker Pescaria

Anselmo Alencar Colares

 

Capítulo 2

Educação e diversidade: repensando o ensino de língua portuguesa no contexto Amazônico

Fádya Lorena de Souza Moura

Ediene Pena Ferreira

 

Capítulo 3

O ensino de língua estrangeira na Amazônia: uma educação alicerçada na cultura

Kátia Lais Schwade

Nilton Hitotuzi

Herlison Nunes de Oliveira

 

Capítulo 4

O desafio da educação integral no contexto Amazônico

Greice Jurema de Freitas Goch

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Tânia Castro Gomes

 

Capítulo 5

Mudanças no cenário nacional: Reflexos para a educação integral de tempo integral na Amazônia

Adriângela Silva de Castro

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

 

Capítulo 6

Formação de professores de Educação Infantil no Pará: apontamentos preliminares

Rosianne de Sousa Valente

Sinara Almeida da Costa

 

Capítulo 7

Políticas educacionais para a Educação Infantil na Amazônia e a Educação (em tempo) Integral para as crianças de 0 a 3 anos de idade, residentes nas áreas rurais

Jeyse Sunaya Almeida de Vasconcelos

Rosenilma Branco Rodrigues

Hergos Ritor Fróes de Couto

 

Capítulo 8

Quase sem cidadania: a inacessibilidade das crianças de 0 a 5 anos aos espaços de apreciação de bens culturais do município de Santarém-PA

Géssica de Aguiar Lima

Igor Montiel Martins Cunha

Sinara Almeida da Costa

 

Capítulo 9

Cultura digital na formação de professores dos laboratórios de informática educativa em Santarém – Pará

Adriane Panduro Gama

Tânia Suely Azevedo Brasileiro

 

Capítulo 10

Formação docente no contexto da Amazônia: indicadores da educação básica no Pará

Franciane Aguiar Santana

Marinete Costa de Lima

Irani Lauer Lellis

Maria de Fátima Matos de Souza

 

Capítulo 11

A educação pública na Amazônia Brasileira e o atual contexto das parcerias público-privadas

Vanuza Campos Ribeiro

Tânia Suely Azevedo Brasileiro

 

Capítulo 12

Cenários da educação musical em Santarém/Pará a partir da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica

Raimundo Nonato Aguiar Oliveira

Iani Dias Lauer-Leite

 

Capítulo 13

Reflexões sobre a educação matemática no contexto Amazônico

Patrícia Sá Batista

Edilan de Sant’Ana Quaresma

 

Capítulo 14

As redes interorganizacionais e as realidades multifacetadas na Amazônia Brasileira

Aldilene Lima Coelho

Tânia Suely Azevedo Brasileiro

 

Educação e Realidade Amazônica Volume 2 by Joaoricardoatm on Scribd