Berita update - harian wartawan surat kabar nasional - berita reportase harian berita terkini - harian berita terkini informasi terbaru - informasi berita harian berita hari ini - wartawan hari ini berita kriminal - kriminal harian

 

 

 

 

Berita update - harian wartawan surat kabar nasional - berita reportase harian berita terkini - harian berita terkini informasi terbaru - informasi berita harian berita hari ini - wartawan hari ini berita kriminal - kriminal harian

Disciplinas / Atividades Obrigatórias

  • Seminário de Dissertação

    Créditos: 2.0

    Carga horária: 30h/a

    Ementa: Enfatizam-se os aspectos gerais que caracterizam os objetos de estudo dos mestrandos, a partir da discussão coletiva do projeto de dissertação. Apresentação para banca específica, na forma de pré-qualificação da pesquisa.

    • Pesquisa em Educação

      Créditos: 3.0

      Carga horária:  45h/a

      Ementa: Ciência e produção de conhecimento. Concepções e perspectivas epistemológicas e teórico-metodológicas de pesquisa. Campo, tema e problema de pesquisa: como e constituem e se definem. Dimensões de pesquisa em função do recorte epistemológico: pesquisa teórica, documental, de observação participante, de intervenção e pesquisa-ação. Demandas do trabalho de pesquisa: delimitação do objeto de investigação, elaboração do projeto, estratégias metodológicas, execução e apresentação de resultados. Exame de métodos e técnicas de pesquisa gerais e específicas articulados aos objetos de estudo dos pós-graduandos.

      • Educação e Realidade Amazônica

        Créditos: 3.0

        Carga horária:  45h/a

        Ementa: Os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade.

        • Docência, Ensino e Aprendizagem

          Créditos: 3.0

          Carga horária:  45h/a

          Ementa: Paradigmas de formação e o papel da universidade na ampliação, aprofundamento e atualização dos campos dos saberes e de seus modos de produção. Os desafios da carreira docente na sociedade do conhecimento e da aprendizagem. Experiências inovadoras de formação docente no âmbito internacional, nacional e regional.

          • Estado e Política Educacional - Linha 1

            Créditos: 3.0

            Carga horária:  45h/a

            Ementa: Estuda a construção social dos direitos educativos que visam à democratização da educação, em diferentes espaços e instâncias: nos sistemas e instituições escolares, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil. Perspectivas e tendências das políticas educacionais expressas nas reformas, nos projetos e na legislação. Abrange estudos sobre Estado, políticas e gestão da educação. 

            • Conhecimento e Aprendizagem na Educação Escolar - Linha 2

              Créditos: 3.0

              Carga horária:  45h/a

              Ementa: Estudo dos processos de produção, circulação e aquisição do conhecimento e de desenvolvimento omnilateral do sujeito no âmbito da Educação Escolar. Dinâmicas formativas e processos de desenvolvimento psicocognitivo. Desenvolvimento das funções psicológicas superiores e sua relação com a apropriação do patrimônio material e intelectual humano. Relações entre pensamento empírico e pensamento teórico e suas implicações na formação intelectual.

              • Dimensões Educacionais Transversais para a Formação Humana - Linha 3

                Créditos: 3.0

                Carga horária: 45h/a

                Ementa: Educação no contexto formal, não formal e informal. Transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: práticas educativas em diferentes contextos de aprendizagem. Cognições e práticas educativas. Habilidades de vida, educação musical, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e sua complexidade em contextos educacionais e sociais.

                • Atividades Programadas de Pesquisa

                  Créditos: 

                  Carga horária:

                  Ementa: 

                  • Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

                    Créditos:

                    Carga horária:

                    Ementa: 

                    • Estágio Docência

                      Créditos: 

                      Carga horária:

                      Ementa: 

                      • Exame de Qualificação

                        Créditos:

                        Carga horária:

                        Ementa: 

                        • Defesa de Dissertação

                          Créditos:

                          Carga horária:

                          Ementa:

                        Disciplinas Optativas

                        • Estudos da teoria histórico-cultural

                          Créditos: 3.0

                          Carga horária:  45h/a

                          Ementa: Conceitos básicos da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. Funções psicológicas superiores e sua relação com a apropriação do patrimônio material e intelectual humano. Mediação semiótica do psiquismo humano. Desenvolvimento e aprendizagem. Zona de Desenvolvimento Iminente. O meio. Pensamento e fala. Imaginação e criação. Desenvolvimento moral. O papel da escola e do professor numa proposta promotora de desenvolvimento.

                          • Estudos culturais e educação: dimensões formativas da experiência midiática

                            Créditos: 3.0

                            Carga horária:  45h/a

                            Ementa: Gênese, conceitos e principais correntes dos Estudos Culturais. Identidades culturais entre o local e o global. Estudos Culturais na América Latina. Cultura popular: do folk ao pop. Comunicação, poder e hegemonia. Consumo, cidadania e suas interfaces. Mídias como forma e conteúdo. Narrativas midiáticas como veículo de representações, discursos e ideologias. Tecnologias digitais como estruturas de subjetivação. Mídias e tecnologias como pedagogias culturais.

                            • Decolonianismo e formação nos contextos da cibercultura

                              Créditos: 3.0

                              Carga horária:  45h/a

                              Ementa: Reflexões sobre aspectos e manifestações hegemônicas da ciência e produção do saber nos fluxos de informação, (des)informação e contra-informação presentes na sociedade em rede, envolvendo conceitos e práticas que dialogam com experiências decoloniais buscando compreender  as relações bi-multilaterais  sul sul e seus reflexos para a formação humana. Debates e inquietações sobre as possibilidades contra hegemônicas e contra-culturais que possibilitem práticas formativas nos contexto da cibercultura. 

                              • Corpo, corporeidade e educação

                                Créditos: 3.0

                                Carga horária:  45h/a

                                Ementa: Estudo do fenômeno corpo/corporeidade na sociedade ocidental. Dos corpos dóceis a corporeidade. Reflexões a respeito das relações entre corpo/corporeidade e educação no trabalho docente.

                                • Estatística e pesquisa em educação

                                  Créditos: 3.0

                                  Carga horária: 45h/a

                                  Ementa: Conceitos fundamentais: variáveis, representação tabular e gráfica, principais medidas de estatística descritiva; técnicas de amostragem: probabilística e não probabilística; exame das relações: associações entre duas variáveis, correlação e regressão de mínimos quadrados; inferência estatística: testes de significância. 

                                  • Pedagogia histórico-crítica e prática transformadora

                                    Créditos: 4.0

                                    Carga horária: 60h/a

                                    Ementa: Estudo das dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica visando assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.

                                    • Pedagogia histórico-crítica: ciência, currículo e didática

                                      Créditos: 4.0

                                      Carga horária: 60h/a

                                      Ementa:  Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.

                                     

                                    Berita update - harian wartawan surat kabar nasional - berita reportase harian berita terkini - harian berita terkini informasi terbaru - informasi berita harian berita hari ini - wartawan hari ini berita kriminal - kriminal harian

                                    Localização

                                    Universidade Federal do Oeste do Pará
                                    Instituto de Ciências da Educação
                                    Programa de Pós Graduação em Educação

                                    Endereço

                                    Avenida Marechal Rondon, s/n - Campus Rondon
                                    Prédio H, 3º Andar, sala PPGE/UFOPA
                                    Bairro Caranazal
                                    CEP 6.8040-070
                                    Santarém - Pará - Brasil