Percurso Acadêmico

Descrição sintética

O Curso será ofertado regularmente garantindo ao mestrando disciplinas obrigatórias e optativas, a fim de que conclua o curso em prazo compatível com as exigências da CAPES e os objetivos do programa. Para tanto, consideram-se três eixos estruturantes, correspondentes às Linhas de Pesquisa, mas visualizando a articulação interdisciplinar:

1. Dimensão macroeducativa, englobando gestão e política educacionais; avaliação institucional; história da educação etc.;

2. Processos de produção-circulação-aquisição do conhecimento e desenvolvimento do sujeito, considerando como que isso se dá diretamente no âmbito da educação escolar: teorias e métodos de ensino-aprendizagem; didática; avalição; modelos de ensino; dimensões da prática pedagógica;

3. As dimensões transversais e informais de educação e formação pessoal, incluindo tanto aspecto relevantes da educação escolar (macro e micro) como toda a educação não-escolar em diferentes níveis de formalidade.

Pensar cada uma dessas possiblidades e desenhar projetos de pesquisa de longo prazo (projeto temáticos) em que se encaixariam as pesquisas discentes é o desafio atual.

Dada a dimensão da tarefa e a necessidade do trabalho árduo e cooperativo, cada docente deve concentrar seus esforços em uma Linha de Pesquisa; do ponto de vista organizacional, tal estruturação das Linhas implica a descrição / ementa da Linha de Pesquisa, a elaboração de disciplinas, seminários, atividades formativas, a organização de núcleo de pesquisa e seleção de alunos em função da disponibilidade de vagas.

Desde modo, o percurso formativo tem a seguinte proposta:

1° Semestre:

 2º Semestre:

3º Semestre:

4º Semestre:

A entrega e submissão de artigo para publicação em revista acadêmica da área é exigência para integralização do mestrado.

Os critérios de avaliação estão descritos no Regimento e levam em conta o desempenho e aproveitamento nas diversas atividades propostas ao longo do curso.