Ultima atualização em 24 de Janeiro de 2024 às 08:24

Estúdio Áudio e Vídeo Encontro das Águas

/media/file/site/procce/imagens/2019/448c0cbe40bdb2b1b6dc5242b0ce1044.jpeg
Foto: Arquivo Procce/ Mês de Formação Audiovisual

Qual o objetivo do Estúdio?

O Estúdio de Áudio e Vídeo Encontro das Águas tem como objetivo prioritário apoiar atividades acadêmicas desenvolvidas na Ufopa relacionadas a extensão e a cultura. A Diretoria de Cultura e Comunidade faz a gestão do espaço e dos equipamentos. Para usar o estúdio é preciso agendar dia e horário seguindo as orientações do regimento (Acesse o Regimento). O Estúdio de Áudio e Vídeo está situado em Santarém, na Unidade Rondon da Ufopa, logo atrás do Auditório Maestro Wilson Fonseca.

Quem pode ser usuário do Estúdio?

Acesse informações sobre o cadastro de projetos de extensão neste LINK.

Como fazer o agendamento do Estúdio?

Se você é um usuário, que atende as condições estabelecidas, primeiro, deve consultar a agenda online e verificar a disponibilidade do estúdio (ACESSE A AGENDA AQUI); Em seguida solicite a reserva pelo formulário eletrônico DISPONÍVEL AQUI. Seu pedido de reserva será recebido pela DCC, será analisado pela equipe e você receberá um e-mail confirmando ou não a reserva.

As permissões de uso do estúdio serão concedidas se houver disponibilidade, nos dias e horários solicitados, e viabilidade técnica apurada pela DCC. O usuário recebe uma autorização da DCC que deverá ser apresentada IMPRESSA na portaria do Rondon para pegar as chaves do estúdio.

O funcionamento do Estúdio é de segunda-feira a sexta-feira, das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, seguindo o funcionamento normal da universidade sempre em dias úteis.

O usuário que realizar a reserva do estúdio ficará responsável pelo bom uso do espaço e dos equipamentos, além disso a Procce NÃO disponibilizará servidor para montar equipamentos, produzir, editar ou finalizar produções audiovisuais. Os serviços audiovisuais ficam sob responsabilidade exclusiva do usuário que solicitou o agendamento do estúdio.

ATENÇÃO: Todo projeto que utilizar o estúdio para produzir, editar ou finalizar suas produções audiovisuais deverá, obrigatoriamente, incluir a logomarca do estúdio como apoiador da atividade. A logomarca do estúdio está disponível neste LINK.

O que o Estúdio não faz?

/media/file/site/procce/imagens/2019/3be4ae5991f2c44932f8e2285ba8f325.jpg
Foto: Arquivo Procce/Equipamentos

Como surgiu o Estúdio?

A Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa recebeu a doação do Ministério da Cultura em 2017 de equipamentos audiovisuais necessários para a formação de um Núcleo de Produção Digital – NPD na Região, com toda a ajuda possível da Secretária de Audiovisual – SAv. Essa campanha você pode verificar AQUI.

Essa articulação de retirada dos equipamentos e assinatura das documentações ocorreu somente em dezembro de 2017. Os equipamentos doados chegaram na Ufopa em janeiro de 2018, e neste ano foi inaugurado o NPD Tapajós e também do Estúdio Encontro das Águas na I Mostra de Audiovisual da Ufopa.

Você quer saber mais sobre o NPD Tapajós, clica AQUI.

Quais são as ações do Estúdio?

O estúdio oferece capacitações gratuitas, durante todo o ano, voltadas para as diversas áreas do audiovisual, tais como: Introdução à Fotografia, Elaboração de Projetos Culturais, Produção Audiovisual com celular, entre outros.

Essas ações também ocorrem em conjunto com eventos importantes para a divulgação do audiovisual local como a Mostra de Audiovisual e o Mês de Formação Audiovisual.

Além das oficinas o estúdio também realiza produções autorais, apoio a eventos e lives. Você pode acompanhar essas ações aqui no canal do Youtube.

Quais os equipamentos do Estúdio?

Os equipamentos que compõem o acervo do Estúdio são os patrimônios que estão sob a supervisão da Procce e também os equipamentos doados pelo Ministério da Cultura com a ajuda da SAv.

Como emprestar os equipamentos?

A solicitação de empréstimo dos equipamentos de audiovisual do estúdio é permitida somente aos usuários docentes, tecnicos e discentes da Ufopa, sendo estes últimos sob a orientação de um servidor da Ufopa.

É obrigatório que o docente, técnico ou discente da Ufopa esteja com projeto, ação ou evento de extensão cadastrado na Procce, bem como deve estar REGULAR com prestação de contas e relatórios na Procce.

O empréstimo do equipamento deve ser feito por formulário online DISPONÍVEL AQUI. O pedido será recebido pela DCC, avaliada disponibilidade no dia e horário solicitado, além da compatibilidade do pedido com os objetivos do estúdio e ações de extensão e cultura.

O servidor (docente ou técnico-administrativo) que solicitar o empréstimo deverá vir à Procce e assinar o termo de responsabilidade para retirar o equipamento.

Caso seja verificado alguma irregularidade, a Procce se reserva no direito de proteger o patrimônio e não realizar o empréstimo.

- DOCUMENTOS E NORMAS DE USO DO ESTÚDIO E DOS EQUIPAMENTOS:

1. Portaria Normativa Nº1/PROCCE/UFOPA, de 11 de março de 2022

2. Regimento Interno do Estúdio de Áudio e Vídeo da Ufopa.

3. Termo de Responsabilidade Guarda e Uso do Equipamento.

4. Modelo de autorização de uso de imagem e de som.

- AGENDA DE RESERVA DO ESTÚDIO/EQUIPAMENTOS: AQUI

- FORMULÁRIO ONLINE PARA SOLICITAR RESERVA DO ESTÚDIO/EQUIPAMENTOS: AQUI

Acesse os canais do Estúdio:

Archive

Atualização realizada em 23/08/2022.