Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 24 de Janeiro de 2024 às 08:26

Núcleo de Produção Digital Tapajós

/media/file/site/procce/imagens/2020/8c409b65139a1fab673f77b7bfa42f3e.jpg

O que é o NPD Tapajós?

O Núcleo de Produção Digital é um multiplicador de conhecimentos do audiovisual, que estimula a produção, formação e a capacitação na localidade em que se está implantado.

Como funciona?

O NPD Tapajós é constituído de um comitê organizador formado por servidores da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) e vinculado à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), que é a pró-reitoria gestora do núcleo em Santarém.

Dentre as atividades atribuídas à Procce, conforme Política de Cultura da Ufopa - Resolução Nº81, de 12 de janeiro de 2015, está prevista sua atuação no incentivo à produção  audiovisual local.

Anualmente, esta equipe de servidores da DCC/Procce elabora planos de ação para o NPD Tapajós, conforme a disponibilidade de recursos da universidade. Eventualmente, o NPD pode receber recursos do governo federal para realizar suas ações. Essa prestação de contas é anualmente enviada a Secretária Nacional de Audiovisual – SAv. 

O que ele faz?

Inaugurado em 2018, por meio de parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Ministério da Cultura (Minc) e a Secretaria Nacional de Audiovisual (SAv), o NPD oferta cursos, oficinas, palestras e realiza/apoia produções autorais. A programação é sempre gratuita e aberta à comunidade santarena. 

Onde é realizado?

Todas as produções realizadas e/ou apoiadas pelo NPD Tapajós contam com a infraestrutura de pré e pós-produção do Estúdio Áudio e Vídeo Encontro das Águas na Ufopa, em Santarém, Pará. Saiba mais sobre o Estúdio AQUI.

Quais são os equipamentos do NPD Tapajós? E como solicitar o empréstimo?

Os equipamentos estão sob a coordenação do Estúdio Áudio e Vídeo Encontro das Águas, o qual estabelece as regras de uso e de empréstimo para os servidores da Ufopa. Você pode acessar AQUI a página do Estúdio. 

Onde posso assistir as produções do NPD Tapajós?

Até o ano de 2020, o núcleo já produziu 16 vídeos autorais e apoiou 08 produções audiovisuais, essas realizadas pela comunidade acadêmica. Você pode acessá-los gratuitamente no canal do Estúdio, no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCCNXpzl39zthjrXmuazbm8A/playlists 

Abaixo, 3º episódio da série O Artista e a Arte, com Sebastião Tapajós:

3º Episódio de O Artista e A Arte

 

Relatórios de Atividades do NPD Tapajós: 

Você pode saber mais sobre o NPD no site Ancine e do Governo Federal: https://www.gov.br/ancine/pt-br 

/media/file/site/procce/imagens/2019/7f3a7963e5b869b48df2fad6f884a608.png