Ultima atualização em 18 de Novembro de 2021 às 16:15

1º Festival de Cinema Tarrafa destaca Amazônia brasileira e articulação do audiovisual em rede

Incentivar o desenvolvimento do audiovisual no Pará e fomentar um espaço propício à circulação de obras e comunicação entre pares que atuam de forma independente, são objetivos da primeira edição do Festival de Cinema Tarrafa: Audiovisual Amazônico em Rede. O evento, em formato on-line, ocorre nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2021. Para participar das atividades é necessário fazer inscrição no formulário google disponível no link: https://forms.gle/TWVMjFmQnqpPMwAw9

De acordo com a organização do festival, essa edição recebeu 48 produções, sendo 16 da região amazônica, 9 do Pará e 32 de outras regiões do país. Desses filmes, 10 foram escolhidos e irão receber o prêmio nas categorias: melhor curta metragem ficção, melhor curta metragem documentário, melhor longa-metragem documentário e melhor videoclipe. Todas as produções selecionadas estão disponíveis no site do festival. Assista gratuitamente no site do evento: https://festivaldecinematarrafa.wordpress.com/selecionados/

Na abertura do evento, dia 07/12, às 9h, será debatido o tema “Pequenas produtoras e produção independente na Amazônia” que terá como convidados Flávia Abtibol (produtora executiva, roteirista e diretora de documentários e ficções amazônicas), Fernando Segtowick (jornalista, roteirista e diretor do longa-metragem “Reflexo do Lago”) e mediação de Pedro Alcântara (antropólogo, documentarista e produtor cultural). A programação inclui debates sobre cinema e ativismo indígena, ecologia e sustentabilidade, cinema negro e periferias, protagonismo amazônico no cinema e exibições dos filmes selecionados. Confira a programação completa AQUI.

/media/file/site/procce/imagens/2021/1f69fc960f7aa4a1afde5d4f2ddee7fa.jpg
Informações sobre Mostra Cinema de Beiras no LINK

No dia 08/12, às 16h30, ocorrerá a mostra não competitiva “Cinema de Beiras” atividade coordenada pela produtora Lia Malcher (Formiga de Fogo) e que propõe fomentar a cultura visual e diversidade criativa da região do baixo Tapajós ainda pouco prestigiada. A ideia é trazer filmes feito por pessoas que habitam nas “Beiras”, fala de um lugar de onde vive, um cenário de desafios e práticas de resistência. As inscrições seguem até 26/11, no LINK.

/media/file/site/procce/imagens/2021/57001cdcb461cdcc39585578d9e21ecb.png
Foto: Raul Franklin Loureiro
Conheça a história do homenageado no LINK

No dia 09/12, o festival faz uma homenagem ao santareno Raul Franklin Loureiro, idealizador e fundador das primeiras salas de cinema em Santarém, oeste paraense, na década de 1924. O cineasta, Emano Loureiro, vai narrar essa trajetória e receberá a homenagem representando seu pai (Raul Loureiro) que faleceu em 2019. Na mesa de encerramento estarão reunidos Junia Torres (Festival de Cinema Fórum Doc), Raphael Ribeiro (CineAlter) e mediação da jornalista Val Araújo, para discutir “Trocas de experiências e caminhos possíveis para o desenvolvimento do documentário brasileiro”.

/media/file/site/procce/imagens/2021/b062c3d4c00fde6aa2675ec2b24a2e4e_PhzxYru.jpg
Programação completa no site do evento:

O Festival de Cinema Tarrafa: Audiovisual Amazônico em Rede é uma política de apoio e democratização à produção cinematográfica brasileira, divulgando filmes que circulam em espaços não-comerciais. O evento faz parte de ação estratégica do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual no Baixo Amazonas, idealizado e coordenado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), sob a gestão da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) e do Núcleo de Produção Digital do Tapajós (NPD Tapajós), no âmbito da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). O festival tem o patrocínio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e conta com apoio da Fundação de Integração Amazônica (FIAM).

Procce/Ufopa

18/11/2021