Ultima atualização em 26 de Agosto de 2020 às 17:20

Abertas as inscrições para o I Workshop: Abelhas, muito mais do que mel

Estão abertas as inscrições para o I Workshop: Abelhas, muito mais do que mel, sob a organização da docente, Aline Pacheco, do Instituto de Biodiversidades e Floresta, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

A criação de abelhas nativas ou exóticas é alternativa que perpassa o complemento da renda familiar, pois um ciclo no sistema agroflorestal é ofertado pelos serviços ecossistêmicos realizado pelos polinizadores, além da potencialização de outras produções agroecológicas nas unidades familiares e alimentos saudáveis.

Nesse contexto, o evento objetiva levantar informações sobre os quintais agroflorestais, as experiências e desafios, a fim de contribuir para a discussão sobre a criação e manejo racional das abelhas nativas sem ferrão em Sistemas Agroflorestais (SAF´s). A ideia visa estimular o interesse por parte de agricultores familiares, pesquisadores, extensionistas, acadêmicos e demais interessados, visto que as atividades são baseadas em conceitos que levam em consideração a conservação da natureza, geração de renda e o uso racional dos recursos naturais, que são essenciais para atingir um desenvolvimento sustentável.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho, pelo sitewww.even3.com.br/abelhas

O workshop, de carga horária de 15h, será um evento online, que ocorrerá no período de 27 a 31 de julho de 2020,  aberto a estudantes, produtores e sociedade em geral.

A programação inclui assuntos como:

Segunda, 27/07 O mundo das abelhas com lentes termográficas: O que a ciência consegue ver?
Segunda, 27/07 Importância das abelhas para a segurança alimentar e nutricional
Terça, 28/07 Compostos bioativos da própolis brasileira e longevidade celular
Terça, 28/07 Produção e beneficiamento do pólen apícola
Quarta, 29/07 Abelhas & Flores
Quinta, 30/07 Boas práticas de colheita e beneficiamento do mel
Sexta, 31/07 Meliponicultura e seu potencial na bioeconomia amazônica
Sexta, 31/07 A importância econômica, social e ambiental da apicultura

Para mais informações acesse o link acima.

Procce/Ufopa

20/7/2020