Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 5 de Agosto de 2021 às 10:43

Ciclo de Webnars sobre Ciência, Saúde e Ambiente na Pandemia


O Programa de Extensão Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida na Amazônia promove o Ciclo de Webnars sobre Ciência, Saúde e Ambiente na Pandemia. Este evento prevê palestras sobre temas associados as discussões sobre como a ciência lida com a problemática complexa de saúde e de meio ambiente no contexto da pandemia. Neste sentido, serão apresentados temas diversos sobre a saúde, o meio ambiente e os meios de realizar ciência sob uma ótica interdisciplinar e com engajamento social.
O objetivo geral deste ciclo de seminários é trazer recomendações sobre saúde e meio ambiente no contexto da pandemia, com discussões variadas sobre alimentação saudável, etnobotânica e conhecimento popular, valorização de plantas alimentícias não convencionais, efeitos da ingestão de peixes contaminados por mercúrio na saúde humana, a importância dos produtos da sociobiodiversidade no contexto da pandemia, ciência cidadã para avaliar os impactos da soja nos agricultores familiares e o papel dos catadores de materiais recicláveis na saúde e no meio ambiente.
Os resultados esperados são de que a sociedade entenda de uma forma ampla a as relações entre a sociedade e a natureza, e leve ainda em consideração os aspectos naturais e culturais de distintos grupos sociais. 

 

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS

Recomendações para uma alimentação saudável na pandemia
A palestra abordará o tema da alimentação saudável, com base no Guia Alimentar da População Brasileira (NUPENS, 2014). Esta alimentação está associada ao fomento de toda a cadeia produtiva de alimentos saudáveis, no estímulo a uma agricultura familiar sustentável, ao alimento consumido. 
Palestrante: Dra. Flávia Ramos (UFBA)
Data do Webnar: 04/08/2021, 17 horas

O que é etnobotânica? O papel dos quintais amazônicos na alimentação da população
A palestra abordará o tema do conhecimento etnobotânico, que é um campo de estudos interdisciplinares de pesquisa, com a contribuição das ciências ambientais e das ciências sociais (ALBUQUERQUE, 1998; DRUMMOND, 2020). Aborda ainda a contribuição dos quintais como componente importante na segurança alimentar das famílias, e traz ressalvas em relação aos problemas atuais sobre a diminuição das áreas de cultivo agrícola (VALADÃO et al 2006; VALADÃO, 2019). 
Palestrante: Dra. Lígia Valadão (UFOPA)
Data do Webnar: 11/08/2021, 17 horas

Plantas alimentícias não convencionais (PANCs):o que são e a qual a sua importância
Existe uma diversidade de opções de plantas comestíveis e mesmo aqueles que têm optado por produtos vegetais e produtos orgânicos, muitas vezes não consideram esta vasta diversidade. Estas espécies negligenciadas têm sido chamadas nos últimos anos de “plantas alimentícias não convencionais” e o acrônimo PANC tem se popularizado aos poucos. O conceito de PANC está relacionado com o fato de ser comestível e não ser amplamente conhecido. O objetivo desta palestra é mostrar a diversidade destas plantas e a sua potencialidade nutricional, econômica e cultural no Brasil. 
Palestrante: José Geraldo de Aquino Assis (UFBA)
Data do Webnar: 18/08/2021, 17 horas

Qual o efeito da ingestão de peixes contaminados por mercúrio na saúde humana? A relação entre a saúde e o ambiente saudável
A palestra abordará o tema da relação entre a saúde e o meio ambiente, porque a cadeia de contaminação do mercúrio nos peixes está associada ao desmatamento e ao assoreamento do solo amazônico, naturalmente rico em mercúrio. O objetivo da palestra é mostrar a relação entre o ambiente degradado e a saúde humana e o efeito do consumo frequente de peixes contaminados por mercúrio na saúde humana. 
Palestrante: Dra. Heloisa Nascimento (UFOPA)
Data do Webnar: 26/08/2021, 17 horas


Notas importantes sobre como valorizar os produtos da sociobiodiversidade brasileira no contexto da pandemia
A palestra abordará o que são e quais são os produtos da sociobiodiversidade brasileira, porque é importante valorizá-los, e como eles têm sido utilizados com o advento da pandemia. 
Palestrante: Dra. Carolina Kffouri (UFSB)
Data do Webnar: 01/09/2021, 17 horas

Ciência cidadã para avaliar os impactos da soja nos agricultores familiares da região de Santarém
A palestra apresentará um processo de ciência cidadã realizado em Santarém, numa parceiria entre pesquisadores do INCT Odisseia e os STTR da região metropolitana de Santarém, e com o envolvimento de jovens agricultores familiares. Esta experiência revela como uma ciência colaborativa que permite aliar rigor cientifico e legitimidade social, envolvendo os cidadãos em todas as etapas da pesquisa. A partir da construção conjunta do objetivo, essa pesquisa levantou os impactos da soja na vida das comunidades rurais e avaliou a contribuição da agroecologia para resistir.
Palestrante: Dra. Emilie Coudel (CIRAD)
Data da Palestra: 08/09/2021, 16 horas

O papel dos catadores de materiais recicláveis na proteção da saúde e do meio ambiente da população
A palestra abordará a realidade de vida dos catadores de materiais recicláveis no Distrito Federal, como vivem e quais as suas condições de vida, e qual a importância dos catadores tanto para a saúde da população quanto para o meio ambiente.
Palestrante: Dra. Vanessa Cruvinel (UnB)
Data do Webnar: 16/09/2021, 17 horas

 

INSCRIÇÃO/CERTIFICAÇÃO

As inscrições devem ser feitas pelo link https://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/link/public/ xtensão/visualizacaoAcaoExtensao/169. O certificado de cada palestra será emitido com a carga horária de duas horas. Durante a live forneceremos um link para coletar a lista de frequência dos participantes. A emissão do certificado está condicionada a participação na Live e assinatura da lista de frequência que será passada no chat da Live.

TRANSMISSÃO DA LIVE: Canal do Youtube: Lígia Meres Valadão (https://www.youtube.com/channel/UC3b-rj6WBGiTZ0jnBeyCPSA)

 

Acompanhe todas as informações do evento nas redes sociais do Programa Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida na Amazônia:

INSTAGRAM @saudeambienteamazonia
FACEBOOK Programa Saúde Ambiente e Qualidade de Vida na Amazônia (UFOPA)

 

 

Procce/Ufopa
04/08/2021

1