Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 14 de Agosto de 2018 às 19:16

Cinema, teatro, música e dança na VII Jornada Acadêmica


A VII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será de 20 a 25 de agosto de 2018 nas Unidades Amazônia, Rondon e Tapajós do Campus de Santarém. O evento, que apresenta os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na instituição, também conta com uma programação cultural com talentos da comunidade universitária.

Para abrir a Jornada, 20 de agosto, alunos e servidores dos campi de Óbidos, Alenquer e Juruti irão realizar apresentações de música e dança regionais. No dia 24, será a vez dos campi de Monte Alegre, Oriximiná e Itaituba.

No dia 21, o grupo de teatro Iurupari encena a esquete inédita “Busca”, inspirada no álbum “Viagem ao Coração do Sol” da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado. O enredo do gênero épico traz a estória de Liberdade, a filha do vento, que está prestes a iniciar uma jornada de dentro da Terra em direção ao Sol. A classificação indicativa é livre.

Em seguida, o grupo “Mistura Paraense”, do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, dança o carimbó, lundun e dança do boto. A dança foi pensada para ser uma apresentação inclusiva, com músicas interpretadas em libras e áudio descrição, a fim de garantir a acessibilidade para alunos e servidores com deficiência.

O Palco Aberto traz shows na noite do dia 22 da dupla de rap Yakecan, com interpretação de músicas populares de artistas como Gabriel, O Pensador e O Rappa além de músicas autorais, e a banda Argilas Selvagens com rock nacional.

No campo do audiovisual, haverá a exibição do documentário “Amazônia Eterna” (2012, 79’), de Belisario Franca, pelo Cine Mais Cultura. Vencedor da categoria “Melhor Documentário” no Brazilian Film & Television Festival of Toronto (BRAFFTV), aborda o uso sustentável da maior floresta tropical do mundo a partir do olhar de empresários, ambientalistas e moradores responsáveis por iniciativas que aliam ecologia e economia com sucesso. A sessão é aberta a todos e gratuita. Os participantes recebem ainda certificados de 4 horas de carga horária. Assista ao trailer aqui.

No último dia de evento, o Coral da Ufopa canta músicas brasileiras e regionais no Auditório da Unidade Tapajós. Formado servidores e alunos, é fruto da parceria com o Instituto Wilson Fonseca e a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Programação Cultural

20/08/2018

18h – 22h - Programação Cultural Multicampi – Alenquer, Óbidos e Juruti

Local: Auditório da Unidade Tapajós


21/08/2018

18h - Esquete teatral “Busca”, inspirada no álbum “Viagem ao Coração do Sol” da banda Cordel do Fogo Encantado - Projeto Iurupari – Grupo de Teatro

18h20 – Apresentação de carimbó – Grupo Mistura Paraense

Local: Hall do bloco H – Unidade Rondon

 

22/08/2018

9h - Esquete teatral “Busca”, inspirada no álbum “Viagem ao Coração do Sol” da banda Cordel do Fogo Encantado - Projeto Iurupari – Grupo de Teatro

15h - Peça teatral “Isto é um homem” - Projeto Iurupari – Grupo de Teatro

Local: Hall do bloco H – Unidade Rondon

18h - Exibição do documentário “Amazônia Eterna”, de Belisario Franca – Cine Mais Cultura

Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon

18h30-20h - Palco Aberto

Yakekan

Argilas Selvagens

Local: Hall do bloco H – Unidade Rondon


24/08/2018

18h-21h - Programação Cultural Multicampi – Monte Alegre, Itaituba e Oriximiná

Local: Auditório da Unidade Tapajós


25/08/2018

8h30-9h30 – Coral da Ufopa

Local: Auditório da Unidade Tapajós

 

Procce/Ufopa

13/8/2018