Ultima atualização em 17 de Agosto de 2020 às 17:55

Dia do Patrimônio Cultural terá debate virtual e oficinas de cultura on-line e gratuitas

"A valorização da cultura em tempos de pandemia" é o tema que norteará as atividades culturais para celebrar o Dia do Patrimônio Ufopa 2020. O projeto cultural já está em sua 3ª edição e é realizado pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) sob a coordenação da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento é gratuito e ocorrerá de 17 a 21 de agosto de 2020, no YouTube e ambiente virtual do Google Meet. A ideia é estimular o debate sobre a importância do patrimônio para as práticas culturais e as mudanças ocorridas devido a pandemia. O evento conta com o apoio do Sest Senat Santarém, Grupo de Pesquisa Sacaca - Ufopa e Grupo de Pesquisa Ledrac UnB.

No dia 18/8, a partir das 19 horas, ocorrerá o debate virtual "Monumentos Polêmicos: Cultura, Memória e Disputas no Espaço Público". Será aberto ao público e acessível pelo canal do Estúdio Encontro das Águas da Ufopa, no YouTube. Participam desse encontro os pesquisadores Casé Angatu Tupinambá (UESC-Bahia), Márcia Chuva (UNIRIO- RJ), Michel Pinho Silva (Historiador e Fotógrafo Paraense) e Luciana Gonçalves de Carvalho (Ufopa - Santarém) como moderadora. Inscreva-se no canal do Estúdio e participe da palestra acessando o link.

De 17 a 20/8, sempre no período da tarde, ocorrerão oficinas culturais on-line. Haverá inscrição apenas por formulário eletrônico a partir desta segunda-feira (10/8). Os cursos terão vagas limitadas à 50 participantes. Os inscritos receberão e-mail da organização do evento para confirmar presença, caso contrário, será convocada lista de suplentes. Haverá emissão de certificados de 2h/aula aos participantes. Estão previstas as seguintes oficinas:

• Dia 17/8. Ás16 h. Artes visuais "Contos, cantos e encantos: a arte na representação das Amazônias" com Diego Godinho (Artista e Poeta Santareno)
  • Dia 19/8. Ás16 h. Patrimônio Cultural, Empreendedorismo e Empoderamento Feminino com Angelsea Camargo (Pesquisadora e Designer de Biojóias)
  • Dia 20/8. Ás 14:30 h. Arqueologia nas Escolas, histórias da Amazônia com Anne Rapp Py-Daniel e Myrtle Pearl Shock (Pesquisadoras e Professoras pela Ufopa)
  • Dia 20/8. Ás 16:30 h. Artes Cênicas: Teatro Político, Educação e Cultura com Maria da Glória Magalhães (Pesquisadora e Professora pela UnB)

Para informações: cultura.ufopa@gmail.com

Procce/Ufopa