Ultima atualização em 22 de Março de 2023 às 08:40

Diretor de Cultura da Ufopa participa de reunião com Ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília (DF)

Uma comitiva formada por 22 representantes do Estado do Pará, incluindo parlamentares, artistas, gestores e gestoras, participou de audiência em Brasília, DF, nesta quarta-feira (15/03), com a Ministra da Cultura Margareth Menezes. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) esteve representada no encontro pelo Diretor de Cultura e Comunidade da Procce, professor Alan Augusto Moraes Ribeiro.

/media/file/site/procce/imagens/2023/42e95f96242085d38742e38ec578a9b7.jpg
Comitiva do Pará em Brasília (DF) na audiência com o MinC.

Segundo Alan Ribeiro, o encontro em Brasília foi uma oportunidade para fortalecer possíveis cooperações interinstitucionais e reiterar a necessidade de investimentos em projetos culturais que visam ampliar o diálogo entre a universidade e a comunidade em geral. Na pauta de interesse apresentada pela Ufopa estiveram como pontos centrais: a reativação do programa Mais Cultura nas Universidades; a apresentação do termo de referência de construção de um centro cultural, sala de cinema popular e espaços para eventos comunitários da Ufopa; e a solicitação de implementação de uma agência do Iphan em Santarém.

/media/file/site/procce/imagens/2023/27de07fd7d6da43f7662d9c2687a1794.jpg
Priscila Castro, representando Mov. dos Fazedores e Fazedoras de Cultura de Santarém,
Úrsula Vidal, Secretária de Cultura do Estado do Pará,
e Alan Moraes Ribeiro, Diretor de Cultura da Ufopa.

Além da audiência do grupo com Margareth Menezes, o Diretor de Cultura reuniu-se com a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e com o Secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, apresentando, respectivamente, o termo de referência sobre o centro cultural da Ufopa em Alter do Chão e reforçou a solicitação de reativação do Mais Cultura nas Universidades.

/media/file/site/procce/imagens/2023/f392bc2da6cf2d9a9514f6ef2ec76c2c.jpg
Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual,
e Alan Moraes Ribeiro, Diretor de Cultura da Ufopa

Articulada pelo deputado federal Airton Faleiro, a agenda em Brasília (DF) contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal (MDB); a Deputada Federal Dilvana Faro (PT); o Senador Beto Faro (PT); os Deputados Estaduais Dirceu Ten Caten (PT) e  Maria do Carmo (PT); a Secretária-Executiva Adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Ministério das Relações Institucionais, Raimunda Monteiro; além de fazedores de cultura da região como Priscila Castro, Isaac Loureiro e Valdilene Trindade, entre outros.

Crédito das fotos: Ayla Tapajós.

Procce/Ufopa

16/03/2023