Ultima atualização em 7 de Dezembro de 2018 às 12:31

Estudantes de Monte Alegre recebem orientações sobre cuidados com recipientes de agrotóxicos

O Campus de Monte Alegre da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) estão realizando uma série de atividades de conscientização sobre os cuidados com embalagens de agrotóxicos. A ação, voltada para estudantes do ensino básico de Monte Alegre, atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA).

Na quarta-feira, 5 de dezembro de 2018, cerca de 80 alunos do 6º ano do Colégio Carim Melém participaram da programação na Ufopa, que contou ainda com a parceria da Secretaria de Educação do Município.

A metodologia escolhida para abordar o tema buscou trabalhar a interação e ludicidade. Os professores Paulo Henrique da Silva e Itajury Henrique Sena Kishi (EETEPA) explicaram os efeitos dos agrotóxicos na saúde para as crianças, usando um formato de perguntas e respostas. Quem acertava ganhara brindes como brinquedo ou chocolate. Já os acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura foram os responsáveis pela produção dos vídeos e jogos educativos.

“De forma geral a manhã foi muito proveitosa e os professores do colégio e os alunos elogiaram bastante a iniciativa da Ufopa em promover essa ação”, comenta a professora da Ufopa Suzete Silva.

Nesta sexta-feira, 7, professores e acadêmicos da Ufopa e representantes da Secretaria de Saúde do Município (Sema) fazem a panfletagem na feira popular da cidade para conscientizar vendedores e compradores do risco do reaproveitamento dos recipientes.

A coordenadora explica que o objetivo é atingir o maior número possível de pessoas e que há a intenção de expandir a ação em escolas da região urbana e rural de Monte Alegre. Também já há outras ações programadas para ocorrer no município de Prainha com apoio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente.

/media/file/site/procce/imagens/2018/d6fb96b0fdc3f3fe416d4a7559e6d907.JPG     /media/file/site/procce/imagens/2018/7f555243a7cb58f7f6cf16df23463d87.JPG

Procce/Ufopa

7/12/2018