Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 19 de Julho de 2019 às 15:56

III Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura - EPAQUI será nos dias 16 e 17 de agosto em Monte Alegre


Com o intuito de estimular o desenvolvimento da aquicultura na região Oeste do Pará, o Projeto de Extensão “Formação de Multiplicadores em Aquicultura na região Oeste do Pará”, o Grupo de Pesquisa “Aquicultura no Baixo Amazonas” e o curso Bacharelado em Engenharia de Aquicultura da Ufopa promoverão, no Campus de Monte Alegre, o III Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura - Epaqui, nos dias 16 e 17 de agosto de 2019.

A programação conta com palestras, minicursos, roda de conversa e exposição de sistemas de produção de peixes (em maquetes) e o público alvo são piscicultores, produtores rurais, estudantes e profissionais das ciências agrárias.

As inscrições são gratuitas e limitadas e poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/tz8B4uQLxefSz85q6 ou na Secretaria Acadêmica do Curso de Engenharia de Aquicultura/Campus de Monte Alegre, localizado na Tv. Major Francisco Mariano S/N – Bairro Cidade Alta. 

Atenção
•    Serão disponibilizadas 70 vagas para as palestras, que ocorrerão no Auditório do Campus da Ufopa em Monte Alegre e 40 vagas para os minicursos ofertados, que ocorrerão em uma Fazenda de Monte Alegre. Cada inscrição é válida para os 4 minicursos ofertados e os participantes terão direito a refeição e transporte até o local da atividade.
•    O ato de inscrição não é garantia de participação do interessado. Por se tratar de um Encontro para Produtores da Aquicultura, estes terão preferência no momento da inscrição. A confirmação da inscrição será feita por e-mail até o dia 12 de agosto de 2019.

 

PROGRAMAÇÃO

16/08/2019 - Local: Auditório do Campus da Ufopa em Monte Alegre


•    08h30 - Credenciamento

•    09h - Cerimônia de abertura

•    09h30 - Mesa Redonda: Cultivo de peixes na região Oeste do Pará: principais desafios. Moderador: Dr. Luciano Jensen Vaz (Ufopa - Campus de Santarém)

•    14h30 - Palestra: Piscicultura Geral: Como iniciar o empreendimento - Dr. Paulo Roberto Brasil (Ufopa - Campus de Monte Alegre)

•    15h - Palestra: Regularização ambiental na aquicultura - Auto Pereira Dantas Junior - Consultor ambiental

•    16h - Palestra: Políticas Públicas e Aquicultura: Desafios e Perspectivas para a região Oeste do Pará - Dra. Jorgiene Santos Oliveira (Ufopa - Campus de Alenquer)

•    17h - Roda de conversa: Reprodução induzida de peixes - Dra. Lenise Vargas Flores da Silva (Ufopa - Campus de Santarém)

 

17/08/2019 - Local: Fazenda do Sr. Juquinha

•    08h às 10h - Minicurso: Avaliação sanitária dos peixes cultivados - Ministrantes: Dr. Gustavo da Silva Claudiano (Ufopa, Campus de Santarém) e Maévem Souza Campos (Acadêmica do curso de Zootecnia)

•    10h às 12h - Minicurso: Reprodução de tambaqui: principais manejos. Ministrantes: Dra. Lenise Vargas Flores da Silva (Ufopa, Campus de Santarém) e Elzamara de Castro Oliveira (Acadêmica do curso de Engenharia de Pesca)

•    14h às 15h30 - Minicurso: Manejo na piscicultura. Ministrantes: Dra. Michelle Midori Sena Fugimura (Ufopa, Campus de Santarém), Alícia Maria de Andrade Siqueira e Elissandro Cardoso Costa e Silva (Acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca)

•    15h45 às 18h30 - Minicurso: Qualidade de água. Ministrantes: Dra. Suzete Roberta da Silva (Ufopa, Campus de Monte Alegre) e Helton Queiroz Quaresma (Acadêmico do curso de Engenharia de Aquicultura)

 

 

Procce/Ufopa

19/7/2019