Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 23 de Março de 2020 às 13:05

Laboratório de Educação Tecnológica na Ufopa vai ofertar capacitação profissional para jovens em áreas tecnológicas


Um projeto de extensão elaborado por docentes do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) pretende implantar um Laboratório de Educação e Desenvolvimento Tecnológico na Ufopa, em Santarém. A iniciativa visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social através de oficinas e cursos nas áreas de mecânica, elétrica, automação e fabricação metalmecânica, além estimular ações extensionistas envolvendo professores e alunos dos cursos de graduação ofertados pelo instituto.

Coordenado pelas professoras Estefany Couto e Paula Renata, o projeto iniciará este ano, assim que as aulas na universidade sejam regularizadas. Para sensibilizar adolescentes entre 15 e 17 anos de idade sobre o projeto serão realizadas visitas às comunidades e escolas do entorno das unidades da Ufopa em Santarém, entretanto, as atividades estarão abertas à participação de jovens e adultos interessados. Chamadas públicas serão divulgadas no site da Procce para que os candidatos se inscrevam nas oficinas, divididas desde o  nível básico ao avançado, nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, microempreendedorismo e reaproveitamento de materiais. 

As atividades serão gratuitas e ocorrerão nos laboratórios já existentes na Ufopa, entre eles, Laboratório de Desenho, de Sinais e Sistemas, de Informática e de Modelagem Computacional. Com isso, as professoras querem cada vez mais desenvolver atividades práticas extensionistas que oportunizem à comunidade santarena conhecer os espaços da universidade, aproximar-se dela e gerar oportunidades de emprego e renda para os participantes. 

Financiamento - O projeto de extensão Laboratório de Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Ufopa foi um dos selecionados pelo Edital 2020 da Central de Medidas e Penas Alternativas (CEMPA) vinculada à Vara de Execução Penal da Comarca de Santarém (VEP), do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA). O edital tem como objetivo financiar projetos com finalidade social utilizando verbas originadas de prestações pecuniárias. Este projeto de extensão da Ufopa é realizado pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e conta com o apoio administrativo da Fundação de Integração da Amazônia (FIAM), fundação que concorreu ao edital CEMPA, que vai garantir a aquisição dos materiais necessários para implementação do laboratório. 

 

Procce/Ufopa

23/03/2020

Equipe técnica da Vara de Execução Penal da Comarca de Santarém e as professoras da Ufopa Fabrizia Otani (Diretora FIAM) e Estefany Couto (Coordenadora do projeto)