Ultima atualização em 10 de Outubro de 2019 às 11:39

NPD Tapajós aprova R$ 150 mil junto à SAv para financiar projetos audiovisuais no Oeste do Pará

A Secretaria do Audiovisual (SAv) vinculada à Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania, responsável por diversos editais de fomento à produção audiovisual brasileira, apoiará com R$ 150 mil o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual do Baixo Amazonas proposto pelo Núcleo de Produção Digital do Tapajós (NPD Tapajós). Sediado em Santarém, este Núcleo é coordenado pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) e vinculado à Pró-reitora da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e realiza desde 2017 ações de formação e difusão do audiovisual.

Com o financiamento desse projeto, a Diretoria de Cultura da Ufopa pretende fortalecer três eixos centrais: aproximação/formação da plateia audiovisual, fomento e difusão das produções. Em 2020, a Ufopa estima atender um público aproximado de 2.000 pessoas nas ações, destinará R$ 40 mil para apoiar filmes independentes produzidos no Baixo Amazonas e ainda realizará cinedebates e oficinas criativas. O programa vai reforçar a área de influência do NPD Tapajós no Baixo Amazonas, com impactos positivos e efeito multiplicador para a estruturação do setor audiovisual na região. A ideia é atender profissionais e estudantes do Baixo Amazonas incluindo neste processo formativo jovens indígenas das aldeias do rio Arapiuns e Médio e Baixo Rio Tapajós.

"A aprovação desse programa de fomento pelo NPD Tapajós é uma conquista, pois historicamente nossa região é prejudicada no acesso aos recursos de fomento por estar afastada dos grandes centros de produção audiovisual. O programa vem pra fortalecer um trabalho de organização e incentivo do setor cinematográfico no Baixo Amazonas feito pela universidade. Desejamos ampliar parcerias, estimular o debate e apoio às produções de filmes regionais para fortalecer o mercado cinematográfico em nossa região", esclarece Estefany Couto, diretora de Cultura da Ufopa e representante do NPD Tapajós.

O NPD Tapajós foi criado em 2017 a partir de acordo firmado entre a Ufopa e o Ministério da Cultura à época. Seguindo as diretrizes do Programa Olhar Brasil, o Núcleo é uma estratégia pública de descentralização e regionalização de ações que objetivam consolidar uma rede de produção, capacitação e reflexão do audiovisual brasileiro. Ao longo desses três anos, o NPD Tapajós tem buscado promover espaços gratuitos de capacitação e formação técnica no audiovisual, alcançando um público de aproximadamente 500 pessoas.

Extensão universitária - O NPD Tapajós, Estúdio de Áudio e Vídeo da Ufopa e Procce realizarão, até dezembro desse ano, um fórum para apresentar as ações previstas para o ano de 2020 e também fazer a escuta das demandas de produtores audiovisuais e fotógrafos que atuam no Baixo Amazonas adequando essas atividades à realidade local. Este fórum do audiovisual e outros temas importantes para cultura e extensão na universidade serão debatidos no I Seminário Integrado de Extensão e Cultura (SIEC) que será realizado pela Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2019. A programação completa será divulgada em breve.

Procce/Ufopa

10/10/2019

Oficina de iluminação de cinema realizada na Ufopa