Criado em 28 de Setembro de 2018 às 17:07

Pedagogia da alternância e desenvolvimento rural são temas de seminário em Outubro

A Ufopa promoverá nos dias 1º e 2 de Outubro de 2018 o I Seminário Estadual sobre Pedagogia da Alternância, em Santarém. O objetivo é promover reflexões sobre a conexão entre pedagogia da alternância e desenvolvimento rural e também debater o fortalecimento das escolas comunitárias Casas Familiares Rurais localizadas no Pará.

Com o tema “Concepções, práticas pedagógicas e planejamento estratégico da Rede Associação das Casas Familiares Rurais do Pará (Arcafar-PA)”, o seminário será realizado na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém.

No primeiro dia, o foco dos debates será a educação no campo, pedadogia da alternância e desenvolvimento rural. Os painéis que compõem a programação contarão com a participação de pesquisadores, docentes, monitores e egressos de Casas Familiares Rurais. Essa etapa é aberta à participação do público em geral. Os interessados podem se inscrever através do site: https://www.even3.com.br/separarcafar. As vagas são limitadas.

No segundo dia do evento, pretende-se construir as diretrizes estratégicas da Rede Associação das Casas Familiares Rurais do Pará (Arcafar-PA). A programação deste dia é destinada apenas às pessoas vinculadas à Rede.

O seminário é uma ação vinculada ao projeto de extensão “Fortalecimento da Pedagogia da Alternância e da Agricultura Familiar no Território Baixo Amazonas”, coordenado pela professora Danielle Wagner, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). "A primeira edição do seminário, em 2016, foi realizada como evento inaugural do curso de especialização em Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Rural. Agora com nova proposta, o seminário marca o encerramento do curso. Esperamos que ele contribua para pactuação de estratégias de fortalecimento das Casas Familiares Rurais", avalia a docente.

Mais informações: https://www.even3.com.br/separarcafar

Procce/Ufopa