Ultima atualização em 23 de Fevereiro de 2021 às 08:15

Cultura em Rede - PROCCE/UFOPA

/media/file/site/procce/imagens/2020/ff77249d7422a60eb4df3469ec0e2688_Tx4gz92.jpg

A Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou em 2020 e dá prosseguimento em 2021 ao projeto "Cultura em Rede".

O objetivo da ação é ofertar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral conteúdos culturais regionais e formativos durante o período de pandemia e isolamento social.

"É uma atividade da Diretoria de Cultura que visa a continuidade das atividades culturais durante a quarentena provocada pelo Covid 19 com sugestão de cursos, leituras e ainda apresentações culturais realizadas remotamente por artísticas locais", comenta a professora Estefany Couto, Diretora de Cultura da Procce.

O Projeto Cultura em Rede se desenvolve a partir de 5 iniciativas: o Festival WebArtes, o Festival WebDebates, o Podcast da DCC, o Cine Mais Online e o #CulturaIndica.

·       O "Festival WebArtes" é o palco virtual para apresentações ao vivo ou vídeo-perfomance. A ideia é que as pessoas conheçam artistas locais ou mandem para a Procce vídeos amadores mostrando seu fazer artístico;

·       O Festival WebDebates é feito a partir de lives para debater temas ligados a cultura e ao audiovisual;

·       O Podcast da DCC é o canal de informações e entrevistas sobre cultura loca, regional e nacional disponibilizado semanalmente pela Procce nas principais plataformas de podcast;

·       O Cine Mais Online é feito a partir da disponibilização de filmes para que cada pessoa assista da sua própria casa, em um dia agendado com um/a convidado/a faz-se um debate sobre a obra audiovisual; e

·       O #CulturaIndica é feito a partir das redes sociais e do site da Procce, onde são postadas dicas de cursos, passeios virtuais, games e conteúdos acessíveis nos sites de outras universidades ou plataformas online gratuitas.

Ademais, o Projeto está aberto a sugestões e contribuições do público em geral. Alunos, professores, técnicos e comunidade em geral podem colaborar com a programação cultural promovida pela DCC nas redes sociais enviando produções autorais caseiras ou sugestões de atividades que sejam acessíveis pela internet. As dicas dos internautas ou vídeos serão recebidas pelo e-mail cultura.ufopa@gmail.com .

Procce/Ufopa

23/02/2021