Ultima atualização em 9 de Agosto de 2019 às 16:53

Procce comemora Dia do Patrimônio com evento cultural de 21 a 23 de agosto

O Dia do Patrimônio Cultural se aproxima. Comemorado no dia 17 de agosto, a Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Coordenação do Arquivo Central da Ufopa preparou programação cultural diversificada para celebrar a data com o tema "Políticas Públicas e Direito à Memória". A novidade é que este ano serão três dias de atividades, de 21 a 23 de agosto, na Unidade Rondon da Ufopa e a expectativa é que não só alunos e servidores da universidade participem, mas também professores da educação básica de ensino e a comunidade santarena.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir de hoje (07/08) por formulário online, disponível aqui.

/media/file/site/procce/imagens/2019/af56172c8872ed8940ded1c522d196d9.jpg

A programação

A abertura do evento será no dia 21/8, às 14h, no Auditório Wilson Fonseca da unidade Rondon da Ufopa, e contará com a presença da professora e pesquisadora Marcela Nogueira de Andrade, doutora em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ, que vai trazer uma reflexão sobre o tema “Patrimônio Cultural Brasileiro: diversidade, multivocalidade e socialização do conhecimento”. Nesta mesma tarde haverá dois momentos culturais com presença da Filarmônica de Santarém ao lado de Thaís Carneiro, que é professora de Violino da Escola de Música da Ufpa (Emufpa), além de uma apresentação especial dos Mestres Chico Malta, Paulinho Barreto, Osmarino Kumaruara e Hermes Caldeira representando o Carimbó do Oeste do Pará.

A programação traz este ano atividades práticas de educação patrimonial através das oficinas temáticas: “Estratégias Pedagógicas para Educação Patrimonial nas Escolas”, no dia 22/8, com a profª Marcela Andrade que vai unir conhecimento teórico e prático sobre o patrimônio arqueológico e construir coletivamente possibilidades de integrar essa temática em sala de aula; e  no dia 23/8 a oficina “Arte nas cuias pintadas”, com a profª Angelsea Camargo, que através de recursos lúdicos e técnicas de pinturas nas cuias vai destacar a  cultura regional. Os interessados em participar da oficina de pintura nas cuias deverão adquirir as peças ao valor de R$7,00 no dia do curso.

O evento terá ainda o momento para compartilhar experiências sobre a valorização dos bens culturais na roda de conversa “Multiculturalismo e valorização do patrimônio cultural brasileiro”. A mediação desse encontro será realizada pela historiadora Isabel Teresa Creão, no dia 22/8, a partir das 14h, no Auditório Wilson Fonseca, no Rondon. Já os amantes do cinema poderão curtir a exibição do documentário brasileiro "Pastor Cláudio” escrito e dirigido por Beth Formaggini (Xingu Cariri Caruaru Carioca) que mostra o encontro entre o bispo evangélico Cláudio Guerra e o psicólogo Eduardo Passos. Vencedor de Melhor Filme no Festival de Vitória 2018, o documentário traz reflexões sobre a banalidade do mal e a violência do Estado no Brasil e no mundo. O Cine Mais Cultura acontecerá no dia 23/8, a partir das 14h, no Auditório Wilson Fonseca.

Também na sexta-feira, 23/8, a partir das 17h30, a programação encerra com o projeto de extensão da Ufopa “Patrimônio Histórico Arquitetônico e Geológico: Iniciativas de Divulgação e Preservação através da Educação” coordenado pela professora Fernanda Souza do Nascimento que fará uma excursão pelo centro de Santarém. A iniciativa visa contribuir com a educação patrimonial e incentivar a prática do geoturismo urbano na região. A concentração do grupo será às 17h00 em frente ao Rondon para saída do ônibus. O trajeto da excursão iniciará as 17h30 na Praça Rodrigues dos Santos, próximo ao Teatro Victória caminhando até o Museu Fona.

As inscrições em todas as atividades são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, disponível aqui.

Acesse o cartaz com a programação do Dia do Patrimônio 2019.

Mais informações através do e-mail: cultura.ufopa@gmail.com , pelo telefone: (93) 2101-6528 ou na Procce, sala 528, na unidade Amazônia da Ufopa.

Procce/Ufopa

07/8/2019