Ultima atualização em 3 de Julho de 2018 às 09:33

Procce lança edital Pibex para os campi de Santarém e fora de sede

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publica hoje, 21 de junho de 2018, o edital de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Ofertando 70 bolsas, a seleção prevê duas modalidades para o Campus de Santarém (Pibex e Pibex-AF) e duas para os campi fora de sede (Pibex-campi fora de sede e Pibex-campi fora de sede-AF).

Segundo o pró-reitor Marcos Prado, “a proposta de edital Pibex 2018 traz quatro principais contribuições. Primeiro, remonta o conceito de uma universidade multicampi, com propostas de ações voltadas também para os campi fora de sede. Segundo, mostra que temos uma atenção especial com esses campi, que muitas vezes têm dificuldade de comunicação. Também remonta a mudança de paradigma na distribuição de recursos, que não vão mais ficar concentrados no campus de Santarém apenas e representa, acima de tudo, um investimento maciço na consolidação dos cursos e dos campi fora de sede”.

Com a adoção das novas modalidades, os campi de Alenquer, Monte Alegre, Itaituba, Juruti, Óbidos e Oriximiná passam a concorrer entre si. Assim como as do Campus de Santarém, parte das bolsas é destinada a discentes que tenham ingressado na Ufopa por meio de cotas ou processos seletivos especiais; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; pessoas com deficiência; ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade social ou econômica.

Outra novidade do Pibex são as iniciativas que visam diminuir custos financeiros e tornar o processo de seleção mais ágil. Com a desburocratização, orientada pela Controladoria Geral da União (CGU), houve uma redução na lista de documentos exigidos, como a comprovação de dados de discentes. Também foi implantado o Sistema Acadêmico de Apoio a Pesquisa e Extensão (Saape), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que permite a submissão e acompanhamento de propostas.

Para participar – As inscrições devem ser realizadas no período de 27 de junho a 20 de julho via Saape, disponível em: http://www.ufopa.edu.br/saape. Serão aceitas propostas de planos de trabalho de docentes do quadro permanente da Ufopa, em regime de 40 horas, com ou sem dedicação exclusiva. Cada docente poderá enviar apenas uma proposta, enquadrada em, pelo menos, uma das áreas temáticas listadas no item 7.1 do edital.

Além disso, os docentes devem atuar como coordenadores, vice-coordenadores ou colaboradores de projetos e programas cadastrados na Procce até o dia 6 de julho e com vigência até 30 de setembro de 2019.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 6 de setembro. Após isso, deverá ser entregue a documentação do bolsista selecionado pelo coordenador até o dia 25 de setembro. A vigência das bolsas inicia em 1º de outubro de 2018 e vai até 30 de setembro de 2019.

Veja o passo a passo para submissão de propostas do Saape.

Acesse:

Acompanhe a seleção na página de Editais da Procce.

Procce/Ufopa

21/6/2018