Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 19 de Abril de 2018 às 13:00

Santarém terá I Pinhole Day em 2018


Programação faz parte do I Encontro de Audiovisual do Oeste do Pará

Pinhole é uma técnica que capta imagens em filmes fotográficos a partir de câmeras artesanais. Desde 2001, o Pinhole Day é realizado em nível mundial no último domingo de abril para promover e celebrar esta arte, mas apenas agora Santarém terá uma programação voltada para este dia. De 26 a 29 de abril, o Coletivo Periscópio, em parceria com o Núcleo de Produção Digital Tapajós e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizam o I Pinhole Day em Santarém.

A fotografia pinhole permite fotografar apenas com um objeto confeccionado a partir de uma caixa ou lata, por exemplo, com um minúsculo furo e um material fotossensível em seu interior, como um rolo de filme. Além de ser bastante econômica, a técnica permite que o fotógrafo exercite a criatividade, criando efeitos de acordo com a entrada de luz na câmera e múltiplos furos.

Formado pelos fotógrafos Clodoaldo Correa, Lila Bemerguy, Tamara Saré e Thiago Silveira, o Coletivo Periscópio traz a proposta à cidade de uma oficina de pinhole dentro do I Encontro de Audiovisual do Oeste do Pará. Nos dias 26 e 27, os participantes receberão noções de técnicas fotográficas e irão construir as câmeras. No dia 29, farão uma saída fotográfica para captação de imagens e edição do material.

Para participar, os interessados devem se inscrever no site https://encontroaudiovisual.wordpress.com/inscricao/, além de efetuar o pagamento de R$ 10 para custeio dos materiais da oficina.

Sobre o Encontro - O evento terá debates, mostras e oficinas com o objetivo de fomentar o audiovisual na região. Mais informações: https://encontroaudiovisual.wordpress.com/.

 

Procce/Ufopa

19/4/2018