Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 30 de Outubro de 2018 às 11:37

Ufopa abre inscrições para projeto de educação de surdos e curso de intérprete de Libras


O Programa Libras no Oeste do Pará: Formação Linguística e Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para o projeto “Educação de Surdos em Santarém: formação de professores, adaptação curricular e a produção de material didático na perspectiva bilíngue” e para o Curso de Extensão em Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras/Português. As atividades são gratuitas e abertas a comunidade acadêmica e profissionais da educação.

Educação de surdos - O projeto irá auxiliar o desenvolvimento de formas de ensino e estratégias para apresentação dos conteúdos curriculares para alunos surdos da educação básica. Serão realizadas reuniões semanais com especialistas na área para discutir a atuação de educadores em sala de aula. São ofertadas 25 vagas, sendo 15 destinadas a professores da rede pública de ensino de Santarém e 10 a estudantes que cursem alguma licenciatura da Ufopa.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de novembro no endereço: https://librasoestedopara.wordpress.com/edital-adaptacao-curricular/. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e enviar os documentos listados no item 3.2 do edital. Os selecionados deverão ainda efetuar a matrícula no período de 12 a 14 de novembro. As atividades iniciam no dia 23 de novembro.

Formação de TILS – O curso de extensão oferta 30 vagas a, preferencialmente, falantes bilíngues de Libras/Português com escolaridade de nível médio. A duração será de um ano, com carga horária total de 200 horas e aulas presenciais no período noturno. A matriz curricular inclui disciplinas de Libras, Linguística Geral, interpretação e tradução e estágio de 40h. A previsão de início do curso é em 13 de novembro.

Os interessados devem efetuar as inscrições até o dia 4 de novembro pela página https://librasoestedopara.wordpress.com/edital-formacao-de-tils/, anexando os documentos descritos no item 4.4 do edital. Os candidatos serão avaliados conforme os seguintes critérios de seleção: certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico profissionalizante equivalente, carta de intenções, entrevista e conhecimento de Libras avançado ou experiência como Tradutor e Intérprete de Libras/Português em sala de aula. O resultado final será publicado no dia 9 de novembro.

Para mais informações sobre o Programa e acesso aos editais das seleções, acesse o site: https://librasoestedopara.wordpress.com/

Procce/Ufopa

30/10/2018