Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 27 de Setembro de 2019 às 07:21

Ufopa e Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tapajós promovem III Semana do Japão em Santarém


Com o objetivo de celebrar os 90 anos da Imigração Japonesa na Amazônia, a Universidade Federal do Oeste do Pará e a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tapajós realizam a III Semana do Japão, de 01 a 05 de outubro, nas dependências da universidade e na Praça São Sebastião. Aberta ao público, a programação em homenagem à cultura japonesa tem a parceria do Consulado do Japão em Belém, Prefeitura de Santarém e Nippobras.  

Diversas oficinas gratuitas serão ofertadas, de 01 a 05 de outubro, àqueles que têm interesse em conhecer mais sobre a cultura milenar japonesa: Língua Japonesa, Ikebana (arranjo floral), Origami 3D (dobradura de papel) e Sushi (Culinária). As oficinas ocorrerão no horário da tarde, de 14h às 18h, nas unidades Amazônia e Tapajós da Ufopa. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas nos formulários online (ver abaixo).

No dia 04, o Cônsul-Principal Sr. Keiji Hamada vai proferir a palestra “Bolsas de Estudos no Japão” na Sala H102, a partir das 18h, da Unidade Rondon da Ufopa. De acordo com a organização do evento, a palestra visa esclarecer como o Governo do Japão oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas, quais modalidades existem e  os requisitos para inscrições. O Consulado do Japão em Belém recebe candidatos residentes nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá. A palestra é gratuita e para participar não precisa de inscrição prévia. 

O encerramento da III Semana do Japão ocorrerá no sábado, dia 05, e será promovida uma “Noite Cultural”, a partir das 19h, na Praça São Sebastião, no Centro. A abertura do evento contará com a presença das bandas musicais Asas da Paz Kotekitai do Brasil  e Tayo Ongakutai da Associação Brasil SGI (Soka Gakkai Internacional) Núcleo Tapajós. As bandas são ligadas ao Grupo horizontal da Soka Gakkai Internacional (SGI), ONG filiada à ONU e atualmente presente em 192 territórios do mundo, que realiza atividades voltadas para a paz, cultura e educação. Além das atrações musicais, a Noite Cultural terá Concurso de Cosplay/Geek (com inscrição gratuita no local do evento), apresentação de Karatê da Academia Kyohan, apresentações de danças japonesas e venda de comidas típicas, além de uma exposição de fotos com roupas japonesas.

 

Inscrições para as oficinas da III Semana do Japão

 

01/10/2019 – Oficina INTRODUÇÃO Língua Japonesa – Prof. Douglas Sawaki .

Local: Campus Amazônia da Ufopa, Sala 307, de 14h às 18h

https://docs.google.com/forms/d/1oxPOW7C3OTHTSek5-xCG277Xb-ZBeizlUWz7A4OGnh0/edit

04/10/2019 – Oficina de Ikebana– Prof. Margareth Yoshikawa.

Local: Espaço Patifão - Campus Rondon, de 14h às 18 h.

https://docs.google.com/forms/d/1dQBQFtWpikC4CmEsoASvaXa8OkPpbk-zvuhc8rkH5Jw/edit

04/10/2019 – Oficina de Sushi – Rosana Sawaki.

Local: Campus Tapajós da Ufopa. Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (LTPOA), de 14h às 18h.

https://docs.google.com/forms/d/1wL1-MUA6Z81wbLpuNnNB59Zd6fMHWECSa1OC3DxPrSI/edit

05/10/2019 – Origami – Prof. Rosa Hamada – Nipo – Belém/PA.

Local: Unidade Amazônia da Ufopa, Sala 307, de 8h às 12h.

https://docs.google.com/forms/d/11aQ0ZwDZvJJDY-uqToCcHLYm63wfiFd0n7hZwEjCQkE/edit

 

Procce/Ufopa

24/9/2019

 

 

None