Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 10 de Dezembro de 2021 às 15:07

Ufopa exibe filmes financiados pelo edital Protagonismo Amazônico no Cinema


Com a ideia conceitual Olhar Amazônico,  a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio da Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) anuncia o lançamento dos filmes financiados pelo Edital Protagonismo Amazônico no Cinema. Aberta ao público, a exibição dos curtas aconteceu nesta quinta-feira (09/12), durante mesa de debate virtual reallizada no Festival de Cinema Tarrafa: Audiovisual Amazônico em Rede. O acesso aos filmes é gratuito pelo YouTube ou no site do festival: https://festivaldecinematarrafa.wordpress.com/selecionados/           

/media/file/site/procce/imagens/2021/7f555243a7cb58f7f6cf16df23463d87.jpg
Foto:
Mesa virtual Protagonismo - @cultura_ufopa
/media/file/site/procce/imagens/2021/7f949b3cb66e705abacf00f4855d8a1a.jpg
Foto:
Mesa virtual protagonismo - @cultura_ufopa

 

Do gênero curta documental, os filmes discutem a diversidade das expressões artísticas, étnicas, sociais e culturais, valorizando olhares criativos. A iniciativa trouxe narrativas que abordam linhas temáticas como: direitos humanos e justiça social, inclusão de pessoa com deficiência, patrimônio cultural, meio ambiente, línguas e dialetos. Em tempo recorde, da aprovação até a entrega finalizada, foram cerca de 90 dias intensos de trabalho dos jovens produtores audiovisuais independentes.

Cada proponente selecionado terá direito a premiação no valor total R$5.000,00 (cinco mil reais) dividido em duas etapas de pagamento. A segunda parcela será paga aos diretores em dezembro de 2021. Os documentários foram financiados por meio do Edital Fiam Nº001/2021 – Prêmio Protagonismo Amazônico no Cinema, realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com apoio da Fundação de Integração Amazônica (FIAM).

O edital faz parte de ação estratégica do Projeto de Capacitações Continuadas para o Desenvolvimento Audiovisual do Baixo Amazonas que tem aporte financeiro da Secretaria Nacional do Audiovisual (SAV) / Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo.

 

CONHEÇA OS FILMES DO PROTAGONISMO AMAZÔNICO NO CINEMA:

Bragança: A cidade e o trem

Direção: San Marcelo

Cidade: Bragança, PA

Gênero: Documentário, duração: 17'40''min, linha temática: Patrimônio cultural, ano: 2021

Sinopse: O filme não tem a pretensão de uma abordagem historiográfica da Estrada de Ferro de Bragança-EFB (1883-1965), mas partilhar memórias e provocar conexões em uma cidade através de um período experimentado por três personagens: João Santana, 79 anos, Maria Alves, 76 anos e Raimundo Rocha, 82 anos. O recorte revela como plano de fundo o espaço e o contexto que esses personagens viveram e a relação com a EFB, além de deixar exposto que nossas memórias estão se perdendo no tempo.

Link: https://youtu.be/3wVPSVC028U

 

Ouço você falando essas mesmas palavras

Direção: Amanda Poça

Cidade: Santarém, PA

Gênero: Documentário, duração: 12’38”min, linha temática: Línguas e dialetos, ano: 2021

Sinopse: Uma casa-coração, um quintal-vida e o parto, ela transita em sua própria psique em busca do indivisível: a liberdade de escolha.  Este ensaio fabulado é um curta-jornada introspectivo inspirado em Jurema, uma mulher nortista da região do Salgado ligada ao místico e ao religioso construindo futuros através do imaginável experimental.

Link: https://youtu.be/oZhFI0md4Ow

 

Juruti Velho: Rastros da Mineração

Direção: Udirlei Andrade

Cidade: Juruti, PA

Gênero: Documentário, duração: 15'33"min, linha temática: meio ambiente, ano: 2021

Sinopse: O documentário destaca os impactos causados pela mineração nas comunidades Capiranga, Jauari e Pau D'Arco, localizadas no Projeto Agroextrativista Juruti Velho, no município de Juruti-Pará.

Link: https://youtu.be/BstxK3901tM

 

Mangarataia: Histórias de mulheres com deficiência na Amazônia

Direção: Liendra Malcher

Cidade: Santarém,PA

Gênero: Documentário, 20’ min, Linha temática: Direitos humanos e justiça, Inclusão social (pessoa com deficiência), ano: 2021

Sinopse: O documentário Mangarataia traz histórias contadas por mulheres com deficiência na Amazônia. Aldeci, Naiza, Jéssica, Renita e Keké nos falam sobre suas experiências a partir de seus corpo, relembrando o passado e refletindo sobre o presente. Keké Bandeira, quem nos guia nas conversas, também se apresenta a partir de sua poesia.

Link: https://youtu.be/2zJDBQp_NCY

 

Nossos passos vêm de longe 

Direção: Adrielle PriscilaTavares (Priscila Tapajowara)

Gênero: Documentário, 15’ min, Linha temática: Direitos Humanos e Justiça Social, Patrimônio Cultural; ano: 2021

Sinopse: “Nossos passos vêm de longe” é uma imersão na narrativa de Seu Elias Vasconcelos, e suas memórias de resistência e organização de negritude na região do Baixo Amazonas. A Filosofia Sankofa de retorno ao passado é o elemento norteador, possibilitando, através desse retorno, ressignificar o presente e construir o futuro. Afro Amazônidas existem e resistem.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zYQyhfuKAN0

 

Procce/Ufopa

10/12/2021

 

 

Filmes destacam Olhar Amazônico