Criado em 17 de Novembro de 2022 às 09:50

VII Salão de Extensão reúne 150 projetos da sede e dos campi regionais

O maior e mais importante evento de extensão da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). Foi assim que a pró-reitora da Procce, Prof. Dra. Ediene Pena, definiu o VII Salão de Extensão, aberto na manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, como parte da programação da X Jornada Acadêmica da Ufopa. No total, 152 projetos foram aprovados e apresentados no VII Salão, que ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro, no salão do Restaurante Universitário (RU).

“Não só por ser um momento em que os resultados das ações extensionistas são apresentadas, mas também por ser um momento de real integração entre docentes, discentes e técnicos extensionistas, além de integrar também os nossos parceiros externos, aqueles que fazem extensão fora da universidade”, afirmou Ediene Pena.

Eventos paralelos – Pena lembrou também o livro eletrônico (e-book) sobre a creditação de extensão da Ufopa, que reúne trabalhos de professores sobre a extensão, lembrou a mostra de audiovisual de programas e projetos de extensão e a gincana realizada para integrar escolas de ensino médio e universidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/c3a21624523cd1409cdc05e074637e7f.jpg

Alunos do projeto "Cuidadores do Clima" no VII Salão.
Foto: Acervo do projeto.

Você já pensou como a dança pode ajudar no desenvolvimento de crianças que vivem em abrigos? Este é o questionamento que move estudantes de graduação e pós-graduação na execução do projeto “Vamos ensaiar: primeiros passos da realização do projeto 'Põe aqui o seu o pezinho' na Casa de Acolhimento Reviver”. Joilson Araújos dos Anjos, do 3º semestre do curso de Pedagogia/Iced, é um dos integrantes do projeto, que reúne pesquisa e extensão. “Com a dança, a ideia é criar afinidade entre as crianças e os cuidadores para que os pesquisadores possam realizar seu trabalho de pesquisa”, afirmou.

Campi regionais – Para ajudar os estudantes de escolas de ensino médio de Itaituba, alunos do curso de Engenharia Civil (Campus Itaituba) criaram o projeto “Cursinho Preparatório PROENEM”. Elisson Henrique Pereira da Silva (8º semestre) explica a importância do projeto: “Em nossa cidade não tem nenhum cursinho preparatório para o ENEM, e os que tem são pagos e caros. A nossa ideia foi ofertar, de forma presencial e totalmente de graça, para alunos de escolas públicas. Nós temos lá [em Itaituba] 12 escolas que oferecem ensino médio. E muitos alunos não têm a cultura de entrar numa universidade. Oferecemos essa ferramenta de ajuda para que esses alunos entrem na nossa universidade, no nosso curso. A ideia do cursinho também é divulgar a Ufopa”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/4f97891daa69b7682e7acd122473167d.jpg

Elisson Henrique Pereira da Silva (8º semestre de Engenharia Civil),
apresenta o projeto PROENEM, 9/11/2022. Foto: Lenne Santos.

Com o intuito de facilitar o aprendizado de Física em escolas de ensino fundamental e médio, a equipe do projeto “Desenvolvimento de maquetes para ensino e aprendizagem de componentes elétricos” desenvolveu uma série de maquetes com o desafio de levar os alunos a conhecer os elementos que envolvem, na prática, os conceitos da disciplina, mostrando que a Física não precisa ser “algo assustador”. “Nós percebemos que a Física é ensinada de um jeito muito rudimentar nas escolas, os alunos saem sem aprender realmente o que é a Física, o que são os componentes eletrônicos; a tecnologia hoje é o que movimenta o mundo”, alertou Levy Washington, um dos integrantes da equipe, estudante do 5º semestre do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (Ibef). Ele explicou o papel dos “resistores” como componentes elétricos com uma das maquetes que chamou mais atenção no VII Salão.  “O resistor está presente em qualquer circuito elétrico porque ele controla o fluxo de energia e faz com que os aparelhos não queimem”, concluiu Levy.

Para o presidente da Comissão Organizadora da X Jornada, Prof. Dr. Bruno Batista, o VII Salão é “uma vitrine do que é produzido na Ufopa e que envolve a sociedade civil da cidade de Santarém”. Já o diretor de Cultura, Prof. Dr. Alan Ribeiro, um dos 70 avaliadores do VII Salão, ressaltou o avanço na qualidade técnica dos projetos e explicou o papel dos avaliadores: "São quatro critérios de avaliação; eu estou tentando dar destaque ao ponto 'resultados e produtos' porque eu entendo que extensão é, sobretudo, serviço e produto resultante da ação".

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/71aac43d7020eb8ee16608eee94eb3d7.jpg

Empresa júnior Prospecta (IEG) apresenta serviços ofertados
durante VII Salão de Extensão, 9/11/2022. Foto: Lenne Santos.

Escola do Parque – A escola de educação ambiental que funciona no Parque da Cidade foi um dos parceiros externos, citados pela Profa. Ediene Pena, que estiveram no VII Salão. A equipe trouxe mudas de plantas, que foram distribuídas aos participantes, e também realizou uma breve oficina de elaboração de vasos a partir de resíduos do corte de grama.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/33f8c27ee0be582c7c69b171efe03f1e.jpg

Técnicos da Escola do Parque da Cidade ofertaram oficina durante
o VII Salão, 7/11/2022. Foto: Lenne Santos.

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

11/11/2022

VII Salão de Extensão no RU. Alunos expõem banners dos projetos, 9/11/2022. Foto: Lenne Santos.