Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Empresas Juniores

23 de Janeiro de 2018 às 09:28

Em 2016, a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão tornou-se responsável pela gestão das Empresas Juniores da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Anteriormente esta gestão era exercida pela Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da universidade, mas uma mudança na legislação modificou a gerência de todas as EJ’s do Brasil. Importante salientar, primeiramente, o conceito de Empresa Júnior, conforme exposto abaixo.

De acordo com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores o conceito é:

Art.1º O Conceito Nacional de Empresa Júnior tem como objetivo determinar todos os critérios que deverão ser respeitados e seguidos, a fim de que uma associação civil seja reconhecida como uma empresa júnior por parte da Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Júnior.

Parágrafo único – O Conceito Nacional de Empresa Júnior não menciona aspectos determinados na Legislação Brasileira ou quaisquer outros hierarquicamente superiores a este, os quais deverão ser integralmente respeitados pelas empresas juniores.

A Ufopa em sua Resolução nº 195, de 24 de Abril de 2017, estabelece as normas que regerão a criação, o reconhecimento e o funcionamento de Empresas Juniores. Dentro da Universidade as Empresas Juniores constituem-se em uma associação civil, sem fins lucrativos e com finalidades educacionais, criada, constituída e gerida exclusivamente por discentes matriculados nos cursos de graduação da UFOPA.

Na UFOPA atualmente estão instituídas 05 (cinco) Empresas Juniores. Abaixo constam os nomes e o Instituto a que são vinculadas:

Ateliê DigitalConsflor CFI
Esam Júnior ICTA
Consflor IBEF
Chronos Júnior IEG
Petrus Júnior IEG