Ultima atualização em 29 de Outubro de 2019 às 09:49

Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental realiza I Workshop em Práticas de Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos

29 de Outubro de 2019 às 09:46

A problemática relacionada à gestão inadequada de resíduos sólidos tem ganhado grande repercussão no cenário político e ambiental Brasileiro. Quando mal gerido, os resíduos sólidos são capazes de gerar contaminação de ambientes aquáticos, principalmente pelo carreamento do chorume gerado a partir da decomposição da matéria orgânica, contaminação dos solos também pelo chorume e metais pesados, e atmosférica pela emissão de gases diversos, dentre eles o Metano (CH4) e Dióxido de Carbono (CO2), que podem gerar graves problemas ambientais, além de mal estar social e problemas de saúde pública, pela contaminação direta da população com produtos químicos perigosos, pela proliferação dos vetores que caracterizam risco à saúde pública, mudanças climáticas, perdas de áreas aptas para a prática da agricultura, dentre outros.

Por outro lado, quando gerido adequadamente, os impactos e riscos advindos dos resíduos sólidos são minimizados, além de proporcionar bem estar social e econômico para a população e poder público. A implementação de programas de gestão adequados para cada região, conforme regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, 2010), com programas de coleta seletiva, estabelecimento de cadeias de mercado para reaproveitamento e reciclagem de materiais, a inserção de práticas de compostagem para a produção de adubos, estão entre as práticas que implicam na minimização dos rejeitos a serem descartados e, aterros sanitários, que promovem a geração de emprego e renda para classes menos favorecidas, minimizam os impactos ambientais da geração de resíduos e propiciam ainda a adoção de práticas sustentáveis como a agricultura orgânica.

Neste contexto, a Universidade Federal do Oeste do Pará, possui importância e expressivo potencial na mudança desse cenário no que tange a problemática aplicada aos municípios que compõem o Oeste do Pará. Por meio dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas (BICTA), Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (BESA) e Bacharelado em Gestão Ambiental (BGA), a UFOPA. Foi nesse contexto, que o projeto de Ensino “Novas abordagens metodológicas para práticas de ensino em gestão e tratamento de resíduos sólidos” tem trabalhado na melhoria do processo de formação profissional dos discentes do Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas.

Neste contexto, será realizado o I Workshop em Práticas de Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos. Esse evento tem como objetivo a disseminação de atividades prática aplicadas à gestão e tratamento de resíduos sólidos. O evento acontecerá dentro da disciplina e terá em sua programação 5 palestras e uma Feira de exposição Tecnológica em Resíduos Sólidos. Na programação estão inclusas duas atividades: (i) Palestras proferidas pelos egressos dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas e Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental. Durante as palestras, os egressos apresentarão as atuais atividades profissionais exercidas na área, possibilitando aos discentes das disciplinas maior compreensão da futura atuação como profissionais; (ii) Exposição dos produtos produzidos a partir da reutilização de resíduos sólidos. Na oportunidade convidamos a comunidade acadêmica para prestigiar.

As palestras são prioritárias para as turmas BICTA2017N1 e N2, todavia, abrimos 10 vagas para cada palestra (há palestras que acontecerão em dois momentos) para o público externo. A inscrição é gratuita e deve ser realizada com as monitoras da disciplina Gestão de Resíduos na sala da ESAM Jr (sala 406 - BMT), nas terças (14 as 18h) e nas quintas (8 as 12h).

/media/file/site/proen/imagens/2019/da915a8f1c95728083388e2bd0994207_2pMaOFb.jpg

Profª Dra. Amanda Estefânia de Melo Ferreira