Ultima atualização em 16 de Maio de 2023 às 13:55

Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2021

3 de Maio de 2023 às 12:15

Ufopa mantem conceito 4 no Índice Geral de Cursos avaliados em 2021

O Inep publicou no dia 28 de março de 2023 os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2021. Nesta edição, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) manteve-se com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC).
Confira: Índice Geral de Cursos.

O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação. Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do CPC nos últimos três anos, além das notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino - graduação, mestrado ou doutorado.

Dos 2.130 cursos de instituições públicas federais com o CPC divulgado, 1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 (59,2%) e 62 na faixa 5 (2,9%). Enquanto isso, os cursos das instituições privadas com fins lucrativos atingiram, em sua maioria, o conceito 3 do indicador: 1.199 cursos (56,9%) de 2.106 resultados divulgados. Com relação à modalidade de ensino, foi observado que os cursos presenciais tiveram uma distribuição semelhante entre as faixas de desempenho 3 e 4: 46,2% e 42,7%, respectivamente. Já os cursos da educação a distância (EaD) ficaram concentrados na faixa 3 (63%).

Com relação aos resultados do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), outro indicador de qualidade do MEC e que compõe o IGC, a Ufopa teve 11 cursos avaliados em 2021, (Curso e CPC): Licenciatura em Pedagogia de Óbidos (4), Bacharelado em Ciências Biológicas de Oriximiná (4), Bacharelado em Ciências Biológicas do ICTA (4), Bacharelado em Ciência da Computação (3), Bacharelado em Sistemas de Informação (3), Licenciatura em Ciências Biológicas (3), Licenciatura em Geografia (3), Licenciatura em História (4), Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (3), Licenciatura em Letras - Português e Inglês (3) e Licenciatura em Pedagogia (Sede e Parfor) (4), os quais obtiveram conceitos considerados satisfatórios.
Confira: Conceito Preliminar dos Cursos.

Já o Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Confira: Conceito dos Cursos avaliados pelo Enade.

Mais informações em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/cpc-e-igc-de-2021-avaliam-formacao-docente-no-pais

Proen/Ufopa
03/05/2023