Criado em 14 de Abril de 2020 às 12:32

Antecipação de regularização dos estudantes habilitados no Enade 2019 pelo INEP

Os estudantes concluintes habilitados que não cumpriram algum dos requisitos para regularização junto ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 tiveram sua situação regularizada neste mês de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou o processo de regularização previsto para setembro de 2020, conforme consta na retificação do edital n.º 43, de 4 de junho de 2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 09 de abril de 2020.

Segundo o Inep, "a antecipação da regularização ocorre no âmbito do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n.º 06/2020, das ações previstas na Lei 13.979/2020 e das medidas excepcionais tomadas pelo poder público das três esferas da Federação, nos termos indicados pela Nota Técnica n.º 30/2020/CGCQES/DAES".

As universidades usam os Relatórios de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2019 para garantir a colação de grau e emissão de diplomas dos estudantes, pois o Exame é componente curricular dos cursos de graduação. Por esse motivo, a realização das provas e o preenchimento do Questionário do estudante são cruciais para que o estudante receba o diploma de graduação.

Em 2019, as áreas de conhecimento que foram analisadas fazem parte do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade. Na Ufopa os cursos avaliados foram: agronomia (sede), Agronomia (Campus de Juruti), Zootecnia, Farmácia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Florestal.

Proen/Ufopa

14/04/2020